Cerca de 700 agricultores familiares do Distrito Federal e Entorno ocuparam hoje por quase seis horas a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Brasília. Eles saíram do prédio após conseguirem marcar duas reuniões – uma às 14h30, com a direção do Incra, e outra às 16h30, com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
De acordo com a assessoria do Incra, os agricultores chegaram de madrugada e impediram a entrada de funcionários no prédio. A desocupação do edifício foi negociada pela Ouvidoria do instituto.
O presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Família (Fetraf) no DF e Entorno, Pedro Firmino da Silva, disse que a ocupação ocorreu porque os agricultores não conseguiram uma audiência com presidente do Incra, Rolf Hackbart.
“Espero que o ministro do Desenvolvimento Agrário (Guilherme Cassel) tome alguma atitude em relação ao posicionamento do Incra de não negociar com os trabalhadores”, afirma o presidente da Fetraf do DF e Entorno. “Se a pauta de negociação não avançar, vamos voltar para o prédio”.
Segundo Pedro Firmino da Silva, os agricultores da região possuem uma lista de 17 reivindicações. Entre elas, a reestruturação do Incra, a liberação de R$ 14 milhões para projetos de infra-estrutura nos assentamentos, uma audiência com o ministro da Defesa para tratar de áreas do Exército e o assentamento de duas mil famílias acampadas nas rodovias do DF e Entorno.
Agência Brasil
Agricultores do DF ocupam sede do Incra por 6 horas
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil