Atual número 1 do ranking peso-leve do UFC, Arman Tsarukyan recebeu uma punição de nove meses por uma agressão a um torcedor em abril. O russo de ascendência armênia acertou um soco em uma pessoa na arquibancada da T-Mobile Arena, em Las Vegas, após ser insultado no caminho ao octógono antes de derrotar o brasileiro Charles do Bronx e acabou suspenso.
A pena foi anunciada na última terça-feira, segundo o “MMA Fighting”, durante reunião mensal da Comissão Atlética do Estado de Nevada. Além da suspensão de nove meses, Tsarukyan terá de pagar uma multa de 25 mil dólares (R$ 135 mil).
– Ele me mostrou o dedo do meio. Queria me dar um soco, e eu queria dar um soco nele de volta. Ninguém me mostra o dedo do meio. Não importa quem você é, vou dar um soco na sua cara – disse o lutador, na ocasião, após o evento.
Apesar da confirmação da pena dois meses após o ocorrido, a suspensão é retroativa à data do UFC 300, no dia 13 de abril. Desta maneira, Arman Tsarukyan estará liberado para voltar a lutar a partir do 12 de janeiro de 2025.
Existe ainda a chance do tempo de gancho cair de nove para seis meses, o que faria o armênio estar apto a lutar a partir de outubro. Para isso, contudo, Tsarukyan terá de gravar um conteúdo antibullying aprovado previamente pela Comissão Atlética do Estado de Nevada. A ação corroboraria o posicionamento da entidade, que é contra qualquer tipo de agressão, principalmente envolvendo torcedores.
Ainda conforme o “MMA Fighting”, a tendência é que o lutador aceite o acordo de olho em uma eventual disputa de título ainda em 2024. Primeiro da lista de desafiantes ao cinturão, Arman Tsarukyan espera enfrentar Islam Makhachev, atual campeão peso-leve.
Fonte: Combate