Ele surgiu na África, chegou ao Brasil com os portugueses e conquistou o país de norte a sul. Mas se tem um lugar que é amado e idolatrado todos os dias, é no Nordeste. O bom e velho cuscuz é celebrado no dia 19 de março, cercado de boas histórias e muita curiosidade, e a Paraíba festeja essa data apreciando um bom cuscuzinho, com muito sabor e sustância para encarar o dia.
A criação do prato é atribuída aos mouros bérberes, grupo nômade que habita a região do deserto do Saara desde a pré-história. Depois de se popularizar em Portugal, o cuscuz foi trazido ao Brasil pelos colonizadores. Por aqui, tornou-se a base da alimentação dos negros, preparado por escravos e vendido em tabuleiros no período colonial. Luiz da Câmara Cascudo, no livro “A história da alimentação no Brasil”, já falava do prato como um dos pilares da nossa mesa. A verdade é que o cuscuz se espalhou pelo país e atravessou o tempo. E para comemorar seu dia, separamos uma incrível receita, cuscuz recheado com calabresa. confere aí!
Ingredientes:
CUSCUZ
- 3 xícaras de farinha de milho flocada (flocão)
- 1½ xícaras de água filtrada (para hidratar o flocão)
- 1 colher de chá de sal
RECHEIO
- 1 linguiça calabresa (cerca de 200 gramas)
- 1 cebola grande picada
- 150 gramas de queijo coalho (ralado)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Cheiro verde (a gosto)
Modo de Preparo:
- Comece separando os ingredientes necessários para o preparo da receita. Corte a linguiça calabresa em rodelas, em formato de meia lua ou, se preferir, corte-a em cubinhos.
- Dica: a farinha de milho que estamos usando é a flocada, para garantir um cuscuz mais macio!
- Hidrate o flocão de milho com 1 xícara e meia de água filtrada e, em seguida, adicione o sal.
- Misture tudo com uma colher e deixe a massa descansar para hidratar por 15 minutos, pelo menos.
- Dica: certifique-se se o ponto da massa está correto, pegando uma porção na mão. Aperte-a e veja se continua quebradiça ou se já está mais firme, soltando um pouco de água, é o ponto certo da hidratação.
- Enquanto a massa do cuscuz está descansando, prepare o recheio de calabresa. Numa frigideira, aqueça a manteiga e refogue a calabresa fatiada ou em cubinhos com a cebola picada até dourarem levemente. Reserve.
- Numa cuscuzeira ou numa panela de vapor, acomode metade da massa de cuscuz (sem pressionar) e em seguida coloque a linguiça calabresa refogada.
- Dica: não pressione o cuscuz na cuscuzeira, para garantir que o prato fique molhadinho e macio.
- Cubra a camada de calabresa refogada com cheiro verde e em seguida com o queijo coalho ralado.
- Dica: se não tiver queijo coalho, substitua por outro queijo de sua preferência.
- Finalize cobrindo tudo com o restante da massa do cuscuz de flocão. Feche a panela e espere sair o vapor pela lateral da tampa. A partir daí, deixe cozinhar com fogo brando por 15 a 20 minutos. Desligue o fogo em seguida.
- Desenforme o cuscuz recheado com cuidado e transfira para um prato de servir. Se quiser, decore com mais queijo coalho ralado e umedeça com manteiga!
- Seu cuscuz recheado com calabresa e queijo está pronto para ser servido e fará muito sucessos nos festejos juninos e não só! Esperamos que tenha apreciado a receita e bom apetite!
Fonte: tudoreceitas