Sétima arte

Festival de Cinema de João Pessoa promove retrospectiva de filmes paraibanos e exibe 20 curtas no Cine Aruanda

“Cinema no Meio do Mundo” promove retrospectiva de filmes paraibanos.

Festival de Cinema de João Pessoa promove retrospectiva de filmes paraibanos e exibe 20 curtas no Cine Aruanda

Festival de Cinema de João Pessoa promove retrospectiva de filmes paraibanos e exibe 20 curtas no Cine Aruanda

O cinema é uma arte que transcende o tempo e o espaço, contando histórias que provocam, emocionam e inspiram. A edição do Festival de Cinema de João Pessoa reúne uma seleção especial de filmes, proporcionando experiências cinematográficas únicas com uma mostra respectiva de 20 vinte curtas-metragens paraibanos, além de oficinas, debates e shows de hoje a 04 de abril, a partir das 19h, no Cine Aruanda do CCTA, UFPB.

Festival de Cinema de João Pessoa promove retrospectiva de filmes paraibanos
Festival de Cinema de João Pessoa promove retrospectiva de filmes paraibanos

Realizado pelo Instituto Cinema no Meio do Mundo CIMM, o Festival apresenta programação variada de mostra e atividades formativas, incluindo a exibição de curtas, expedição, debates, encontros com cineastas, performances audiovisuais. A identidade visual desta edição do Festcimm foi produzida pelo artista visual brasiliense, radicado na Paraíba, Jarrier Alves.

A partir do temário: “O local e o Global” que explora a interseção entre o local e outras regiões, este ano o festival faz pontes entre cidades da Paraíba e de São Paulo. A Mostra 20/20 – retrospectiva de curtas paraibanos é uma das atrações do evento e faz um incrível recorte dos 20 mais importantes curtas da Paraíba dos últimos 20 anos.

Essa mostra é um verdadeiro “relicário audiovisual”. Ao passo que homenageia os realizadores do período, a mostra serve como uma exposição da produção de curtas do estado.

Por sua vez, o programa CIMM Convida, uma das atividades do evento, busca articular o interdiálogo entre realizadores e diretores de cinema em todo país, visando gerar a trocas de saberes técnicos e estéticos no campo audiovisual por meio de experimentos fílmicos.

Nesta edição de João Pessoa foram convidados os realizadores Renato Valonne (RJ), Michelle Barreto (MG) e Raysa Prado (PB). As exibições do CIMM Convida são voltadas apenas para os participantes do Programa em cada edição. Serão exibidos”Centelha”, de Renato Vallone, “Nascentes”, de Raysa Prado e “Toró”, de Michelle Barreto.

 Confira os filmes no festival de cinema

1.       A encomenda do bicho medonho (2006), André da Costa Pinto

2.       O baú do amigo Raul (2007), Taciano Valério

3.       Sweet Karolyne (2008), Ana Bárbara Ramos

4.       Lavagem (2011), Shiko

5.       O hóspede (2011), Ramon Porto Mota

6.       A poeira dos pequenos segredos (2012), Bertrand Lira

7.       Jogo de olhar (2012), Marcus Vilar

8.       Transmutação (2013), Torquato Joel

9.       O matador de ratos (2013), Arthur Lins

10.    O Lobisomem da Paraíba (2013), Silvio Toledo

11.    Aroeira (2016), Ramon Batista

12.    Você conhece Derréis? (2017), Veruza Guedes

13.    Ódo Pupa, lugar de resistência (2018), Carine Fiúza

14.    Faixa de Gaza (2019), Lúcio César Fernandes

15.    Café com rebu (2020), Danny Barbosa

16.    Boyzin (2021), R. B. Lima

17.    Calunga maior (2022), Thiago Costa

18.    Conserva (2023), Diego Benevides

19.    Não existe por do sol (2024), Janaína Lacerda

20.    O Sonho de Anú (2025), Vanessa Kypá

Para mais informações, credenciamento de imprensa ou entrevistas, entre em contato: E-mail de contato:  projetocimm@gmail.com

COMPARTILHE

Bombando em Arte

1

Arte

OSUFPB e OSJUFPB realizam concerto em homenagem ao período clássico neste sábado em João Pessoa

2

Arte

Final de Semana: Café da Usina tem homenagem a Renato Russo, Miltom Nascimento e música autoral

3

Arte

Projeto Sol Maior apresenta clássicos da música nordestina durante o pôr do sol no Hotel Globo

4

Arte

UFPB abre vagas para curso de extensão musical voltado para crianças a partir de 5 anos

5

Arte

Mostra Matriz encerra apresentações em João Pessoa e Cajazeiras com teatro, dança e show de Nathalia Bellar neste fim-de-semana