
Festival de Cinema de João Pessoa promove retrospectiva de filmes paraibanos e exibe 20 curtas no Cine Aruanda
O cinema é uma arte que transcende o tempo e o espaço, contando histórias que provocam, emocionam e inspiram. A edição do Festival de Cinema de João Pessoa reúne uma seleção especial de filmes, proporcionando experiências cinematográficas únicas com uma mostra respectiva de 20 vinte curtas-metragens paraibanos, além de oficinas, debates e shows de hoje a 04 de abril, a partir das 19h, no Cine Aruanda do CCTA, UFPB.

Realizado pelo Instituto Cinema no Meio do Mundo CIMM, o Festival apresenta programação variada de mostra e atividades formativas, incluindo a exibição de curtas, expedição, debates, encontros com cineastas, performances audiovisuais. A identidade visual desta edição do Festcimm foi produzida pelo artista visual brasiliense, radicado na Paraíba, Jarrier Alves.
A partir do temário: “O local e o Global” que explora a interseção entre o local e outras regiões, este ano o festival faz pontes entre cidades da Paraíba e de São Paulo. A Mostra 20/20 – retrospectiva de curtas paraibanos é uma das atrações do evento e faz um incrível recorte dos 20 mais importantes curtas da Paraíba dos últimos 20 anos.
Essa mostra é um verdadeiro “relicário audiovisual”. Ao passo que homenageia os realizadores do período, a mostra serve como uma exposição da produção de curtas do estado.
Por sua vez, o programa CIMM Convida, uma das atividades do evento, busca articular o interdiálogo entre realizadores e diretores de cinema em todo país, visando gerar a trocas de saberes técnicos e estéticos no campo audiovisual por meio de experimentos fílmicos.
Nesta edição de João Pessoa foram convidados os realizadores Renato Valonne (RJ), Michelle Barreto (MG) e Raysa Prado (PB). As exibições do CIMM Convida são voltadas apenas para os participantes do Programa em cada edição. Serão exibidos”Centelha”, de Renato Vallone, “Nascentes”, de Raysa Prado e “Toró”, de Michelle Barreto.
- Final de Semana: Café da Usina tem homenagem a Renato Russo, Miltom Nascimento e música autoral
- 1º Edital do Lab Ocupação Artes Visuais abre inscrições em João Pessoa para sete exposições coletivas
Confira os filmes no festival de cinema
1. A encomenda do bicho medonho (2006), André da Costa Pinto
2. O baú do amigo Raul (2007), Taciano Valério
3. Sweet Karolyne (2008), Ana Bárbara Ramos
4. Lavagem (2011), Shiko
5. O hóspede (2011), Ramon Porto Mota
6. A poeira dos pequenos segredos (2012), Bertrand Lira
7. Jogo de olhar (2012), Marcus Vilar
8. Transmutação (2013), Torquato Joel
9. O matador de ratos (2013), Arthur Lins
10. O Lobisomem da Paraíba (2013), Silvio Toledo
11. Aroeira (2016), Ramon Batista
12. Você conhece Derréis? (2017), Veruza Guedes
13. Ódo Pupa, lugar de resistência (2018), Carine Fiúza
14. Faixa de Gaza (2019), Lúcio César Fernandes
15. Café com rebu (2020), Danny Barbosa
16. Boyzin (2021), R. B. Lima
17. Calunga maior (2022), Thiago Costa
18. Conserva (2023), Diego Benevides
19. Não existe por do sol (2024), Janaína Lacerda
20. O Sonho de Anú (2025), Vanessa Kypá
Para mais informações, credenciamento de imprensa ou entrevistas, entre em contato: E-mail de contato: projetocimm@gmail.com