Pandemia

Falta de vacinas para idosos em João Pessoa foi consequência de recomendação do Ministério da Saúde, diz secretária executiva de saúde

Como acompanhou o ClickPB, durante a entrevista concedida por ela, ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (14), outros fatores também foram dados como justificativa.

Falta de vacinas para idosos em João Pessoa foi consequência de recomendação do Ministério da Saúde, diz secretária executiva de saúde

Dados do Ministério da Saúde, indicam que mais de 40,2 mil pessoas, na Paraíba, ainda não tomaram a segunda dose de vacina contra a Covid-19​. — Foto:reprodução

O caos gerado pela falta de vacinas e de informações aos idosos de João Pessoa foi justificado pela secretária executiva de saúde, Rossana Sá, como sendo consequência da recomendação do Ministério da Saúde em usar todo o estoque de vacinas que estavam sendo guardadas para a aplicação da segunda dose. Como acompanhou o ClickPB, durante a entrevista concedida por ela, ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (14), outros fatores também foram dados como justificativa. 

“Não faltou planejamento. O que tivemos foi uma recomendação do Ministério da Saúde, orientando os gestores municipais, para usar os estoques da segunda dose para atingir o maior número de pessoas, garantindo que não iria falta vacinas. Além disso, nós tivemos mais de 20 mil pessoas de outros municípios se vacinando em João Pessoa. Somando a isso, nas últimas remessas, o Governo do Estado foi intimado a descontar 10 mil vacinas por conta de um erro técnico. Ou seja, já estamos trabalhando com 30 mil vacinas a menos. Houve também um atraso dos insumos ao Butantan. Isso também acarretou toda a falta da vacina”, explicou. 

Filas quilométricas e aglomerações foram registradas nos últimos dias nos locais de vacinação, após mudanças nos horários de vacinação, problemas no aplicativo e falta de informações aos idosos. Dados do Ministério da Saúde, indicam que mais de 40,2 mil pessoas, na Paraíba, ainda não tomaram a segunda dose de vacina contra a Covid-19.

De acordo com a gestora, pelo menos 110.250 novas doses de vacinas contra a Covid-19 estarão chegando ao estado, sendo 66.250 são da Oxford/Astrazêneca e 44 mil Butantan/CoronaVac. “Na hora que recebermos essas vacinas iremos focar na aplicação da segunda dose”, destacou. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeito de Caaporã tem um mês para explicar ao TCE contrato de mais de R$ 9 milhões com escritório de advocacia

2

Paraíba

Homem é assassinado dentro da própria casa, em Bayeux

3

Paraíba

Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no viaduto do Cristo; trânsito lento é registrado no local

4

Paraíba

Acidente envolvendo caminhão-tanque bloqueia trecho da BR-101 entre João Pessoa e Goiana

5

Paraíba

Traficante é morto com disparos de arma de fogo em Bayeux