Pandemia

Decreto com regulamentação do ‘passaporte da vacina’ na Paraíba deve ser publicado esta semana; equipe discute se serão obrigadas duas doses

A comprovação de vacinação deverá ser feita por meio da apresentação do cartão de vacinação físico ou digital.

Decreto com regulamentação do ‘passaporte da vacina’ na Paraíba deve ser publicado esta semana; equipe discute se serão obrigadas duas doses

Decreto com passaporte da vacina deve ser publicado esta semana. — Foto:Walla Santos

A expectativa é que nesta semana seja publicado o decreto com a regulamentação do ‘passaporte da vacina’, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e sancionado, com vetos, pelo governador do Estado, João Azevêdo. Ao ClickPB, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, revelou que a equipe ainda se discute se será com uma ou com as duas doses da vacina contra Covid-19.

A lei de nº 12.083, que instituiu o passaporte da vacina, teve três vetos do governador da Paraíba, João Azevêdo. A medida estabelece a exigência do comprovante de vacinação para acesso a estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes, shows, entre outros ambientes de lazer). Além disso, as pessoas que se recusarem a se vacinar não poderão se inscrever em concurso público ou assumir cargos públicos. A comprovação de vacinação será feita por meio da apresentação do cartão de vacinação físico ou digital.

“Esta semana deverá sair a regulamentação do decreto do projeto de lei aprovado e seguirá o passaporte vacinal. Está se discutindo a possibilidade das duas doses”, frisou, destacando que a discussão acontece com o corpo técnico da Secretaria de Estado da Saúde com o governador da Paraíba, João Azevêdo.

Para o secretário, o passaporte da vacina é necessário para o retorno da ‘vida normal’. “Esse é um mecanismo de estimular as pessoas que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose completem o seu esquema vacinal para que nós tenhamos até o final do ano toda a população da Paraíba vacinada. E aí sim, nós pudermos flexibilizar mais e gradativamente voltando a nossa vida normal”

Sobre novas flexibilizações, o secretário informou que deve se manter os mesmos percentuais do decreto anterior. “A ideia é que se mantenha o percentual até porque nós estamos no percentual adequado de 70% da ocupação de bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, igrejas, academias, todas elas com 70% do espaço a ocupar”, comentou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa fiscaliza 2,3 mil imóveis para coibir furto de água nas praias de João Pessoa e Cabedelo

2

Paraíba

Expedição Caminhos do Rio Paraíba do Norte fará a primeira trilha longa passando por 7 cidades do estado

3

Paraíba

Policial Militar do RN passa mal durante exercícios e morre em academia em João Pessoa

4

Paraíba

Felupe é preso após ser flagrado dirigindo sem habilitação, alcoolizado e com arma em carro

5

Paraíba

Homem é morto com disparos de arma de fogo, em Mandacaru