Após novas evidências, os pesquisadores do Instituto Argonauta confirmaram que houve um ataque de tubarão em Ubatuba, no Litoral Norte paulista. A vítima é um turista francês que foi atacado na praia do Lamberto e teve ferimentos na perna. Segundo os pesquisadores, esse é o primeiro incidente na cidade em 30 anos.
O caso aconteceu no dia 3 de novembro, quando o homem foi atacado durante um mergulho. A família da vítima fez uma postagem sobre o ocorrido em uma rede social e a publicação viralizou.
Inicialmente, com a análise dos ferimentos, os pesquisadores descartaram que se tratasse de um incidente causado por tubarão. De acordo com a explicação inicial, os ferimentos e a praia – com movimentação de embarcações – não seriam compatíveis para a hipótese de tubarão.
Após a publicação do instituto com explicações, sugerindo que o turista poderia ter sido atacado por uma moreia, o turista esteve com os pesquisadores e por meio da análise de novas imagens, especialistas confirmaram a origem. Não há confirmação de qual espécie é o animal.
A confirmação foi feita ao Instituto Argonauta pelo especialista Otto Bismark, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Em nota, o instituto disse que o caso se trata de um episódio isolado, sem histórico na região. “Não temos conhecimento de registros de acidentes envolvendo humanos nos últimos trinta anos. Trata-se, portanto, de uma situação isolada, que não deve causar preocupação na população”, informou.
Em post, familiar contou que turista teria sido atacado por tubarão — Foto: Reprodução/Facebook