Na segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta segunda-feira (22), e que tem como dados relativos o ano de 2020, a cidade de João Pessoa apareceu na posição 107, caindo 37 posições em relação a edição anterior deste levantamento e deixando a primeira colocação no Nordeste para a terceira.
Entre os itens de registro de queda estão o acesso à educação, saneamento, inovação e dinamismo econômico, telecomunicações e sustentabilidade fiscal. De acordo com os dados acessados pelo ClickPB, os desafios apresentados para o município é a qualidade da educação, da saúde e funcionamento da máquina pública.
Nesta edição, o Ranking analisou 411 municípios brasileiros, o que representa 7,38% do total de municípios. Isso leva em consideração municípios do país com população acima de 80 mil habitantes conforme estimativa do IBGE para o ano de 2020. Em conjunto, os 411 municípios representam 59,75% da população brasileira (126,52 milhões de habitantes).
No que diz respeito à dimensão Economia, a melhor posição de João Pessoa foi no pilar Capital Humano – que analisa as taxas de matrículas em ensino profissionalizante e técnico; superior; e qualificação profissional – ficando na posição 68º, subindo quatro posições em relação a edição anterior.
Enquanto na dimensão Instituições, a capital paraibana apresentou quedas em todos os pilares como Sustentabilidade Fiscal, ficou em 138º, caindo 63 posições, e Funcionamento da Máquina Pública chegando a atingir a posição 151º, mas teve queda de 45 posições se comparado com a edição anterior.
Já na dimensão Sociedade, dos pilares analisados no Ranking de Competitividade dos Municípios apenas o pilar Segurança aumentou três posições, passando de 266º para 263º, obtendo nota de 82.
O Ranking de Competitividade dos Municípios tem por objetivo apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Esta segunda edição é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.