EMPREENDER não é algo simples, nem trivial. Empreender requer dedicação, esforço, muita entrega. É muito difícil empreender sem um espírito preparado, sem o mindset correto para isso. Desenvolver um espírito empreendedor é uma necessidade para que você aguente o tranco que você vai ter que aguentar – mas como fazê-lo?
Primeiro, um espírito empreendedor independe de você estar empreendendo ou não. É muito possível que você empreenda dentro de uma empresa que não é sua, ou em áreas da sua vida que não são “o mundo do trabalho”. E mais importante ainda é ter a noção de que a empresa toda precisa abraçar este espírito empreendedor: não basta apenas você tê-lo.
Se você acha que um espírito empreendedor só pode existir em pequenas empresas ou startups, pense novamente. É possível você ter um espírito empreendedor em qualquer lugar.
Ter um espírito empreendedor exige uma mentalidade que abrange questionamentos críticos, inovação, serviço e melhoria contínua. É sobre ver o todo e pensar como um dono. É ser ágil, nunca descansar em seus louros, sacudir o manto da complacência e buscar novas oportunidades. Trata-se de tomar posse e orgulho de seu esforço e trabalho.
Um espírito empreendedor é uma maneira de abordar situações em que você se sente empoderado, motivado e capaz de tomar as coisas em suas próprias mãos. Empresas que alimentam um espírito empreendedor dentro de sua organização incentivam seus colaboradores a não só ver problemas, soluções e oportunidades, mas a criar ideias para fazer algo sobre eles proativamente.
Mas lembre-se: o espírito empreendedor também está associado a assumir riscos calculados e, às vezes, falhar. Não puna o erro por tentar. É importante que as pessoas possam realizar testes, tentar e quebrar a cara algumas vezes – é assim que nascem as melhores ideias.
É importante manter um espírito empreendedor porque o sucesso de qualquer negócio depende disso. “Nos últimos vinte anos, todos vimos como a noção de ser ‘grande demais para falhar’ é uma completa loucura, com várias empresas gigantescas sofrendo e quebrando por não se adaptar ao novo tempo.
Uma das coisas mais arriscadas que uma empresa pode fazer é não correr riscos, já que a complacência simplesmente não é uma opção. A perda de espírito empreendedor muitas vezes resulta em um ambiente de trabalho menos divertido, criativo e apaixonado.
E atenção: assim como a maioria dos elementos da cultura de uma empresa, o espírito empreendedor tem que vir de cima e de dentro. Quer você esteja em alta gestão ou não, dar um exemplo para si mesmo e seu departamento sempre pode ajudar a desencadear ideias mais responsivas e inovadoras ao seu redor. Se você não está aberto a novas ideias e novas maneiras de fazer as coisas, como posso esperar que sua equipe esteja aberta a elas?
Talvez você possa abrir reuniões com uma pergunta instigante; você pode criar um conselho onde os colegas de trabalho podem escrever qualquer consulta que eles possam ter; ou você pode colocar uma questão do mês para deixar todos focados e pensando em um certo aspecto do negócio. Vale tudo, menos ficar parado.
Imagens: reprodução/pequenasempresas|jovemnerd