Eleição

Deputados estaduais Jeová Campos, Cida Ramos e Estela Bezerra se filiam hoje ao PT

O período para troca de legenda começou no último dia 03 de março e segue até 1º de abril​.

Deputados estaduais Jeová Campos, Cida Ramos e Estela Bezerra se filiam hoje ao PT

Ato de filiação acontece às 16h, desta segunda-feira (07), no Sindicato dos Bancários, em João Pessoa. — Foto:Walla Santos

O ato de filiação das deputadas estaduais Cida Ramos e Estela Bezerra e do deputado estadual Jeová Campos ao Partido dos Trabalhadores (PT) está marcada para acontecer às 16h, desta segunda-feira (07). O evento ocorrerá no Sindicato dos Bancários, que fica no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

Os parlamentares, até então, estavam filiados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), e deixam a legenda para ingressar no PT. Por ter mandato, os deputados estaduais aproveitaram a “janela partidária”, período que permite a troca de sigla sem perder o mandato, para sair do partido em que foram eleitos em 2018.

Cida, Estela e Jeová é um dos 12 deputados estaduais que já anunciaram a troca de partido para as eleições deste ano. O período para troca de legenda começou no último dia 03 de março e segue até 1º de abril. A “janela partidária”, como obtece o ClickPB, consta na Lei das Eleições (Artigo 93-A da Lei 9.504/1997) e ocorre em todo ano eleitoral seis meses antes do pleito eleitoral. 

Conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a troca de partido fora da “janela partidária”, sem apresentar justa causa, causaria perda de mandato. Com isso, consideram-se“justa causa”: criação de uma nova sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Relatório da PF aponta indícios de que Bolsonaro sabia de plano para matar Moraes e Lula

2

Política

Dra. Paula diz que orientação do PP é continuar apoiando Galdino e alfineta deputados que podem mudar voto

3

Política

Hervázio Bezerra destaca que chapa para Mesa da Assembleia tem vários nomes possíveis e garante vitória contra oposição

4

Política

Adriano Galdino diz que será eleito por unanimidade e que nova votação é “meramente protocolar”

5

Política

João Azevêdo afirma que colocará nome à disposição para o Senado: “partido e povo irão decidir”