Clilson Júnior

Voto aberto ou secreto: that is the question!

Didaticamente falando e sem a pressão da mídia, outra dúvida me vem a cabeça nesse modelo brasileiro de sociedade política […]

Didaticamente falando e sem a pressão da mídia, outra dúvida me vem a cabeça nesse modelo brasileiro de sociedade política que muda ao sabor do momento. O Congresso se apressou e hoje existe uma tendência real pelo voto aberto logo após a vergonhosa votação da cassação do deputado Natan Donadon.

 

Mas como deve ser o voto no parlamento? Quem seria o maior beneficiado?

 

Todos devem concordar que sendo o voto secreto, nós como eleitores temos a garantia de expressão sem a pressão externa, dai o voto numa eleição normal tem seu valor e deve ser mantido da forma que estar, pois sabemos que antigamente quando o voto era aberto, o eleitor era controlado pelos coronéis, dai a origem do famoso curral eleitoral e voto de cabresto, onde ninguém ousava votar contra a  vontade ou diferente do candidato escolhido pelo coronel, temendo represálias

 

Em um Tribunal, os jurados para condenarem ou absolverem alguém de um delito, necessitam do voto secreto. Já imaginou, você como jurado tendo que condenar um Fernandinho Beira mar em alto e bom som com um voto aberto ?

 

Em dezembro de 2005, a Câmara dos Deputados cassou o mandato do deputado José Dirceu (PT-SP), ex-ministro da Casa Civil e um dos principais responsáveis pela campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Foram 293 votos a favor da cassação e 192 contra. A Mesa contabilizou oito abstenções, um voto branco e um nulo. Se o voto fosse aberto, José Dirceu, acusado de chefiar o escândalo do mensalão, teria sido cassado ?

 

Sabemos que em parlamentos ditos democráticos como Inglaterra, França, Estados Unidos e Suécia até hoje o voto é secreto. Já na Rússia de Stálin, na Alemanha nazista e na ditadura militar brasileira o voto era aberto. Tinha que mostrar a cara.

 

Me permitam dizer que hoje tenho dúvidas sobre o “voto aberto” pois ele é aparentemente democrático, por outro lado representa o controle total do parlamento pelo executivo, geralmente interessados em decisões que massacram o povo.

 

Acho que precisamos de voto “correto”. E você o que acha ?

 

 

Preciso saber sua opinião!

COMPARTILHE

Bombando em Clilson Júnior

1

Clilson Júnior

19 de março de 2017, Lula em Monteiro

2

Clilson Júnior

Vené, o senador de Lula

3

Clilson Júnior

E agora Ruy Carneiro?

4

Clilson Júnior

O Big Brother do Padre Egidio e as gravações que vão balançar o poder

5

Clilson Júnior

Padre Egidio na cadeia, viva o TJ da Paraíba