Clilson Júnior

De olho nos 20 minutos

Além de trabalhar na consolidação de alianças, quem vai disputar algum cargo nestas eleições de 2014 tem outra preocupação para […]

Além de trabalhar na consolidação de alianças, quem vai disputar algum cargo nestas eleições de 2014 tem outra preocupação para alinhavar, que é o tempo de guia eleitoral. Já sabemos que nestas eleições o guia foi novamente modificado tanto no rádio quanto na tv, o tempo foi encurtado. Agora teremos bloco de 20 minutos para governadores e 25 minutos para presidente. 

 

 

“O tempo na televisão para conquistar o voto de 2.865.151 eleitores paraibanos

Antes de saber qual a aliança que se devem formar, os pré-candidatos já estão de olho no tempo que cada partido poderá oferecer nas coligações. Isso vale mais que ouro, pois se trata de tempo na televisão para conquistar o voto de 2.865.151 eleitores aptos a votar na Paraíba.


Para saber a força que cada partido tem e qual é a sua relevância na disputa, a análise do tempo que eles terão disponível para fazer sua propaganda no rádio e na televisão é algo imprescindível. 

 

 

Os partidos PCB, PCO, PSDC, PSTU e PTN não elegeram nenhum Deputado e ficam de fora deste bolo.   

 

A divisão de tempo na propaganda que neste ano o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa em 19 de agosto, funcionará da seguinte maneira: 

 

 Na Paraíba, os partidos quem tem peso no tempo de guia para se oferecerem nas futuras alianças, talvez não estejam tendo o devido respeito e atenção que merecem. Poucos sabem, mais o Solidariedade e o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) juntos somam 41 deputados que devem render  uma oferta ativa de tempo com quase 1 minuto e meio de propaganda eleitoral na televisão, seja na aliança de Cássio, Ricardo ou Veneziano. Daí o assédio de bastidores frente a essas agremiações comandadas pelo deputado Major Fábio e pelo deputado Benjamim Maranhão. – o que coloca as siglas como vedetes já assediadas por PT e PSDB para formar coligações. A soma entre as legendas, ainda sujeita a alteração, é de 1 minuto e 16 segundos.

 

 

 

“O Solidariedade de Beijinha tem a oferecer à qualquer candidatura mais tempo que o DEM de Efraim Morais, que deve ficar com 46 segundos e o PDT do Dr. Damião com 34 segundos

Tomando como exemplo da importância desses partidos, o tempo do Solidariedade de Beijinha tem a oferecer à qualquer candidatura 48 segundos. Isto supera o mais leal aliado de Ricardo Coutinho na última eleições de 2010, o DEM de Efraim Morais, que deve ficar com 46 segundos e o PDT do Dr. Damião que dispõe como moeda de troca de apenas 34 segundos para qualquer coligação. 


Um dos coringas do tempo eleitoral que tem bala na agulha para exigir espaço generoso em qualquer coligação é o PSD de Rômulo Gouveia. Rômulo sabe do seu tamanho e peso, a começar pelo tempo de 1 minuto e 29 segundos que vai disponibilizar a qualquer coligação, já que seu partido conta com uma representação de 49 deputados federais, igualzinho ao PSDB de Cássio Cunha Lima.

O PSB de Ricardo Coutinho foi o partido que mais encolheu e deve fazer as contas na hora de arregimentar partido para esta disputa estadual. Com 27 deputados o PSB oferece ao guia na coligação de 2014 na Paraíba apenas 54 segundos, ou seja, mesmo detentor da máquina que tem por si só sua força, vai ter que falar fino e saber negociar.

Mais não para por ai. O cálculo do tempo no guia para governador reserva 1/3 dos 20 minutos que serão disponibilizados no guia para todos aqueles partidos que lançarem candidatos, ou seja, 6 minutos e 40 segundos serão divididos igualitariamente para todos e 13 minutos e 20 segundos que sobram, seguem a regra de representação no congresso.

Imagine que este cenário de hoje fosse mantido até o dia da eleição, com Nadja Palitot (PT), Cássio Cunha Lima (PSDB), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Ricardo Coutinho (PSB), Major Fábio (PROS), Tárcio Teixeira (PSOL) e Antônio Radical (PSTU), cada candidatura partiria com 57 segundos de tempo igualitário que partir daí serão acrescidos das forças de cada coligação conseguir fechar, mas aí só saberemos depois das convenções, ou seja, 30 de junho.

 

 

Façam suas apostas!

 

TEMPO DE CADA PARTIDO NA PARAÍBA 

PARTIDO

NOVA BANCADA*

TEMPO DE TV*

PT 

86 

2 min 26 seg 

PMDB

71 

2 min 03 seg 

PSD

49

1 min 29 seg

   

PSDB

49

1 min 29 seg

PP

40

1 min 15 seg

PR

31

1 min 01 seg

     

PSB

27

54 seg

Solidariedade

23

48 seg

DEM

21

45 seg

     

PTB

19

42 seg

Pros

18

40 seg

PDT

14

34 seg

     

PCdoB

14

34 seg

PSC

13

33 seg

     

PV

11

29 seg

PRB

8

25 seg

     

PPS

6

22 seg

PTdoB

4

18 seg

PSOL

3

17 seg

​Demais

 

2 min 56 seg

TOTAL

513

20min​​

COMPARTILHE

Bombando em Clilson Júnior

1

Clilson Júnior

19 de março de 2017, Lula em Monteiro

2

Clilson Júnior

Vené, o senador de Lula

3

Clilson Júnior

E agora Ruy Carneiro?

4

Clilson Júnior

O Big Brother do Padre Egidio e as gravações que vão balançar o poder

5

Clilson Júnior

Padre Egidio na cadeia, viva o TJ da Paraíba