Economia

Câmara e Senado aprovam lei de reciprocidade econômica contra tarifas de Trump ao Brasil e texto segue para sanção

A nova lei autoriza a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a adotar medidas contra países que dificultem a entrada de produtos brasileiros em seus mercados.

Irã diz que começou 'conversas indiretas' com os EUA sobre programa nuclear de Teerã

Irã diz que começou 'conversas indiretas' com os EUA sobre programa nuclear de Teerã

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite da última quarta-feira (2), o Projeto de Lei 2088/2023, que foi batizado de Lei da Reciprocidade Econômica. O PL tramitou em regime de urgência, e o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), dispensou a análise pelas comissões temáticas para levar a matéria diretamente ao plenário.

Ainda ontem, o texto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado em caráter terminativo, sem precisar de análise dos demais senadores, indo direto para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Lei de Reciprocidade Econômica ganhou força com o avanço protecionista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao anunciar novas tarifas aos produtos do Brasil e outros países.

A nova lei autoriza a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a adotar medidas contra países que dificultem a entrada de produtos brasileiros em seus mercados. Entre as opções à disposição da Camex, estão a imposição de sobretaxas e de barreiras não-alfandegárias. O Artigo 1º do Projeto de Lei da Reciprocidade Comercial estabelece critérios para evitar que as exportações do Brasil sejam prejudicadas.

O prazo para que seja sancionada pelo presidente da República e entre definitivamente em vigor são 15 dias úteis após a aprovação. De acordo com o texto da nova lei, os critérios são para países ou blocos que “interfiram nas escolhas legítimas e soberanas do Brasil”.

 

Com informações da Agência Brasil e da Agência Câmara.

 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Direção da Câmara quer suspender por 6 meses deputado que ofendeu Gleisi

2

Brasil

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2025 termina nesta sexta

3

Brasil

Lula defende debate sobre fim da escala 6×1 e aborda fraude no INSS

4

Brasil

Advogada paraibana orienta sobre como identificar se há desconto indevido na aposentadoria do INSS

5

Brasil

Oposição consegue número mínimo de assinaturas para pedir abertura de CPI do INSS