Explicação

Diego Cazé diz que houve sim tentativa de golpe e que julgamento de Bolsonaro pode ser concluído em 2025

Diego Cazé acredita que precipitação só gera mais críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Diego Cazé diz que houve sim tentativa de golpe e que julgamento de Bolsonaro pode ser concluído em 2025

O advogado criminalista Diego Cazé afirmou que houve uma tentativa de golpe em relação ao 8 de janeiro. Em entrevista ao jornalista Clilson Júnior, Diego Cazé explicou que a a simples tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito já é punida.

“Se presume que se o golpe fosse concretizado, nós não teríamos condições democráticas para julgar aquelas pessoas que realizaram e concretizaram o golpe”, explicou.

Segundo Diego Cazé, a Procuradoria Geral entendeu que a conversa entre Bolsonaro e os generais configurou a tentativa de abolição do estado democrático de direito e golpe de Estado.

Conforme observou o ClickPB, Diego afirmou que julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser concluído até o final de 2025.

“Foi feito um levantamento que a pretensão de se encerrar essa instrução deste processo, ou seja, um processo sem precedentes na história do país, se fizesse até o final do ano, seria quatro vezes maior do que a média do da tramitação de tempo comum dos processos originários do Supremo Tribunal Federal”, explicou.

Diego Cazé defende tempo adequado do processo para evitar precipitação. Segundo ele, a pressa só gera mais críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Eu acho isso muito arriscado. É preciso que a gente venha a punir adequadamente na forma da lei, aqueles que foram envolvidos nessa tentativa de abolição ao Estado Democrático de Direito, que tentaram dar um golpe de Estado, claro. Mas é preciso que a gente respeite as regras do jogo e o tempo adequado do processo, permitindo o contraditório. Acho que esse assodamento, ele só permite mais críticas ao Supremo Tribunal Federal”, declarou.

Leia mais no ClickPB:

Advogado Diego Cazé avalia que decretação de prisão preventiva de Bolsonaro pelo STF “seria um desastre”

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

João Azevêdo, Hugo Motta e governadores do Nordeste participam de reunião em Brasília

2

Brasil

Mulher quebra obra de Brennand avaliada em R$ 70 mil em exposição

3

Brasil

Ministro Juscelino Filho pede demissão após denúncia da PGR sobre desvio de emendas

4

Brasil

Comissão do Senado aprova porte de arma para advogados

5

Brasil

Marcelo Queiroga defende anistia para “pessoas que foram injustamente punidas” nos atos de 8 de janeiro