Uma briga entre facções provocou rebelião no Presídio Padrão de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, na manhã desta segunda-feira (20). A informação foi divulgada pela Polícia Militar.
Conforme observou o ClickPB, em imagens registradas no presídio que circulam nas redes sociais, é possível ver celas pegando fugo, fumaça, estrutura danificada e muitos tiros.
As forças de segurança do estado foram mobilizadas para controlar a situação. A Polícia Militar, policiais penais, agentes penitenciários e o Corpo de Bombeiros foram acionados ao local.
Através de nota oficial, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) informou que, até o momento, não há registro de vítimas graves, havendo apenas socorro médico a apenados com escoriações.
O Secretário João Alves está acompanhando os desdobramentos do caso e novas atualizações sobre a rebelião devem ser divulgadas ao longo do dia.
| Confira nota da Seap na íntegra
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) informa que, na manhã desta segunda-feira (20), por volta das 7h50, ocorreu um conflito entre detentos na Unidade Padrão de Catolé do Rocha. O incidente teve início durante o banho de sol entre detentos de facções distintas.
Durante a discussão, alguns presos arremessaram pedras e objetos, causando danos à unidade e desencadeando o conflito.
A primeira resposta foi realizada pelos integrantes da Polícia Penal. Posteriormente, foi acionado o Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal (GPOE) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar, garantindo a segurança do perímetro e evitando o risco de fuga.
Também foi solicitada a presença do Corpo de Bombeiros Militar e de uma unidade do SAMU para atendimento às situações de urgência. Até o momento, não há registro de vítimas graves, havendo apenas socorro médico a apenados com escoriações.
O Secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, acompanha os desdobramentos do caso, visando assegurar a integridade do espaço e a contenção do conflito, sem risco de novas vítimas.
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) continuará atualizando as informações ao longo do dia.
A Seap-PB reafirma seu compromisso com a gestão responsável do sistema penitenciário e com a preservação do patrimônio público.
| Confira vídeos registrados no local