Luto

Morre Marcello Lavenère, advogado que pediu impeachment de Collor

O advogado era natural de Maceió e se tornou membro vitalício do Conselho Federal da OAB.

advogado

(foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O advogado alagoano Marcello Lavenère Machado, de 86 anos, morreu, neste domingo (12), em Brasília (DF). Ele se tornou nacionalmente conhecido por ter, como presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assinado o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Em notas de pesar, seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil destacaram o papel de Lavenère na defesa da democracia, da justiça social e dos direitos humanos. O jurista era natural de Maceió e se tornou membro vitalício do Conselho Federal da OAB.

Contra a ditadura

O advogado foi presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, entre 2003 e 2007, onde se dedicou à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, em atuação pelos direitos dos perseguidos políticos.

Em nota publicada no X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o legado do jurista que foi “sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social”, além de ter se dedicado “à luta pela reparação às vítimas da ditadura”.

Lula transmitiu sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores do advogado, que também foi membro da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

No âmbito acadêmico, Lavenère foi professor na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público.

Ele deixa esposa, 6 filhos, 15 netos e 7 bisnetos. O velório e cremação serão realizados na segunda-feira (13), em Brasília.

fonte: Agência Brasil. 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST

2

Brasil

MP pede investigação policial sobre ameaça à jornalista da Globo

3

Brasil

Justiça manda prender PM que matou jovem de 16 anos

4

Brasil

Deputado do Nordeste é condenado a pagar R$ 2 milhões por incentivar atos antidemocráticos; saiba qual

5

Brasil

Inflação do país ficou acima da meta por oito vezes, em 26 anos