tragédia

Avião que explodiu após ultrapassar pista em aeroporto de Ubatuba pertence a fazendeiro de Goiás; piloto morreu

O avião pertencente à família Fries, com matrícula PR-GFS e modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.

Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP — Foto: João Mota/TV Vanguarda

Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP — Foto: João Mota/TV Vanguarda

O avião que explodiu em Ubatuba, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9), pertence à família Fries, que tem grande importância no agronegócio em Goiás. Segundo a Prefeitura de Ubatuba, o piloto da aeronave morreu.

A explosão aconteceu na Praia do Cruzeiro. A Rede Voa, que administra o aeroporto, informou ao g1 que o avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, e tentou pousar em Ubatuba, mas que “as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”. A Santa Casa de Ubatuba informou à TV Globo que os feridos estão estáveis, em atendimento.

Cinco pessoas estavam na aeronave e uma foi ferida em solo:

  • O piloto Paulo Seghetto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação;
  • Os passageiros resgatados são um casal e duas crianças: a filha, Mireylle Fries, o genro, Bruno Almeida Souza, e netos da fazendeira Maria Fries, moradores de Mineiros;
  • Uma pessoa que estava na orla foi socorrida pelo Samu e teve uma fratura.

A quem pertence o avião?

A aeronave, com matrícula PR-GFS, é de propriedade do produtor rural Nelvo Fries, bastante conhecido no interior goiano. Também constam como proprietários, no sistema da Anac, Maria Gertrude Fries, Mireylle Fries, Celso Fries, Leyna Fries e Crystopher Fries.

Segundo apurado pela TV Anhanguera, a família Fries produz soja e realiza um projeto ambiental para replantio de árvores nativas da região. Ao todo, mais de 2 milhões de árvores já foram replantadas. Ainda segundo informações da TV Anhanguera, é na fazenda da família que nasce o Rio Araguaia.

Explosão de aeronave

Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo em Ubatuba, passando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.

Segundo a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, uma pessoa que passava pela orla no momento do acidente ficou ferida. A prefeitura, que inicialmente tinha informado sobre três feridos que não estariam no avião, disse que uma mulher torceu o pé ao correr e precisou ser atendida.

O avião pertencente à família Fries, com matrícula PR-GFS e modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.

Em nota ao g1 Vale do Paraíba, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.

Por g1 Goiás

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

STJ decide que homem preso com 37g de maconha não praticou crime de tráfico e classifica como porte para consumo próprio

2

Brasil

Queda de avião em Ubatuba: cinco pessoas estavam na aeronave e três foram atingidas em pista de skate

3

Brasil

Avião vara a pista em aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode

4

Brasil

Medida Provisória autoriza governo a pagar R$ 60 mil por deficiência causada pelo vírus da zika

5

Brasil

Mais de 2 mil presos não voltam para as cadeias, após ‘saidinha de Natal’