Decisão Judicial

Desembargador suspende resolução que modificou regras para eleição da Mesa Diretora da Câmara de Santa Rita

Além da suspensão da resolução, o desembargador determinou o fornecimento do regimento com atualizações recentes no prazo de 24 horas.

Desembargador suspende resolução que modificou regras para eleição da Mesa Diretora da Câmara de Santa Rita

Câmara Municipal de Santa Rita

O desembargador José Guedes Cavalcanti Neto, do Tribunal de Justiça da Paraíba, suspendeu o Projeto de Resolução 06/2024, que modificou as regras para eleição da Câmara Municipal de Santa Rita. Decisão foi assinada nesta quinta-feira (9).

Em decisão, ao qual o ClickPB teve acesso, o desembargador determinou que uma cópia integral do Regimento da Câmara Municipal e toda as alterações fossem fornecidas aos vereadores no prazo de 24 horas e suspendeu a resolução aprovada em sessão extraordinária em dezembro de 2024.

Os vereadores Josicleide da Silva, Clovis Alves e Alysson dos Santos entraram com ação para obter acesso ao Regimento Interno e suspender os efeitos do Projeto de Resolução 06/2024, pois segundo deles, seria ilegal por não
estar prevista no edital de convocação.

O desembargador entende que apesar do regimento interno da Câmara estar disponível no site, o documento está desatualizado. E negar o acesso aos vereadores fere os princípios constitucionais da publicidade e transparência.

“Da mesma forma, quanto à validação do Projeto de Resolução 06/2024 e sua inclusão irregular na pauta da sessão extraordinária, é certo que configura flagrante desrespeito aos princípios citados, comprometendo a legitimidade e a lisura do processo legislativo”, escreve.

A Resolução 06/2024 estabelece que a eleição da mesa diretora só poderá iniciar apenas com o quórum mínimo de 2/3 (dois terços) dos vereadores. Com a suspensão, a votação será feita pela maioria simples dos vereadores.

| Confira decisão na íntegra

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mersinho Lucena confirma diálogo entre PP, União Brasil e Republicanos e fala sobre possível federação

2

Paraíba

Diego Tavares descarta criação de secretarias na prefeitura de João Pessoa, mas confirma conversa com prefeito sobre novas diretorias

3

Paraíba

Saidinha de Natal: todos os presos liberados na Paraíba já retornaram a unidades prisionais

4

Paraíba

TCE-PB multa prefeito de Tenório por gastar mais de R$ 170 mil em locação de veículos sem licitação

5

Paraíba

Cícero Lucena comenta fala do prefeito de Natal e diz que assunto está superado: “fala profundamente infeliz”