Tenho notado um interesse exagerado da Igreja por política, seja ela católica, evangélica ou pentecostal. Vez por outras, padres e pastores colocam seus rebanhos na boca da urna e a pregação que deveria ser o evangelho, vira quase um comício durante as missas e cultos dominicais.
Meu avô Aprígio, que era pastor da Assembleia de Deus, sempre me dizia que “Jesus não edificou igreja para outro propósito senão para ser uma casa de oração para todos os povos”. Ele seguia a risca e jamais misturava religião com política.
Vez por outra aparecem coisas que merecem um registro, por exemplo, em abril deste ano a igreja Missão de Vitória realizou algo diferente do tradicional, que foi chamado de “culto da selfie”, onde durante o culto foi realizado um concurso de selfies entre os fiéis, com o prêmio de um smartphone. Os fiéis postaram as fotos nas redes sociais, com a hashtag #CultoSelfieMissaoVitoria.
Já em João Pessoa, o vereador Lucas de Brito, homem de muita fé, resolveu agraciar o pastor José Martinho de Menezes Júnior, da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, com a medalha cidade de João Pessoa. A justificativa é louvável, pois o pastor tem um projeto social na comunidade do Bairro São José, que fica localizada nas proximidades do Espaço Gospel.
Imagem do Instagram
O detalhe que chamou a atenção dos fiéis diz respeito ao ritual para entrega da medalha que deveria acontecer na Câmara de João Pessoa, mas foi transferida para a igreja. O primeiro ato foi em um sábado. Com a igreja lotada, pontualmente às 19h30min o vereador foi ao púlpito fazer a entrega da honrosa medalha, com direito a discurso e selfies nas redes sociais. Já no domingo o ritual se repetiu mais duas vezes, onde novamente foi feito aquele mise-en-scène no culto das 17 e 19 horas.
Um cristão gaúcho, depois de acompanhar os cultos do sábado e domingo, fez a seguinte observação: “Mas que legal bah, o nosso pastor é tri-legal, tri-medalhista. Recebeu três vezes a mesma medalha”.
Parabéns ao pastor e a Lucas pela ideia.
Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15) – é esta a missão da Igreja.