O médico psiquiatra paraibano João Luiz Gadelha declarou que as redes sociais geram uma ilusão sobre bem-estar. Ele também comentou que o Brasil é um dos países onde mais se comete suicídio no mundo e tem as maiores taxas de transtorno depressivo e transtorno de ansiedade no mundo. As declarações foram dadas em entrevista ao apresentador Clilson Júnior, no programa ’20 Minutos’ da GClickTV, nessa terça-feira (17).
Redes sociais
Para o psiquiatra, “antigamente, as pessoas tinham uma paciência de esperar, chegar em casa, falar com um familiar, dizer um ‘oi, como foi seu dia?’ Não existia aquela coisa de momento, de ansiedade, de dizer ‘ah, preciso falar com a pessoa agora, preciso ligar, preciso vê-la, ou seja, isso já alimenta a ansiedade”, pontuou.
Ainda segundo ele, “nas redes sociais, as pessoas costumam demonstrar só coisas boas. Então isso gera uma falsa impressão de que todo mundo está bem e só você não. Gera uma carga de ansiedade e sensação de que todas as pessoas estão bem e eu não.”
Suicídio
Outro ponto da entrevista foi o suicídio. O médico considera que ainda há um tabu sobre tema.
“O suicídio ainda é um batu e eu estava lendo, recentemente, que o suicídio, hoje, é uma das principais causas de morte no mundo. E, infelizmente, estatisticamente, o Brasil é um dos países onde mais se comete suicídio no mundo e tem as maiores taxas de transtorno depressivo e transtorno de ansiedade no mundo. Isso é um dado alarmante”, destacou o psiquiatra.
Confira também