A temporada de 2025 promete ser desafiadora para o Botafogo-PB. Com as disputas do Paraibano, pré-Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série C do Brasileirão, o Alvinegro terá o calendário cheio no próximo ano. Entretanto, a pressão para voltar conquistar o título estadual após cinco anos em branco, além do acesso em sua 11ª participação consecutiva na Terceirona, só aumenta.
A um passo de se tornar uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF), o clube apostou em João Burse como treinador da equipe para a próxima temporada. O técnico, aliás, trabalhou com os possíveis novos investidores do Belo em um dos seus ex-clubes, o Cianorte.
Em entrevista ao Click PB/NE45, o novo comandante detalhou seu acerto com o clube paraibano, o estilo de jogo que pretende implementar em sua equipe, além de comentar sobre a montagem de elenco e busca por reforços.
Click PB – Como aconteceu o acerto com o Botafogo-PB e quais foram as suas primeiras impressões clube?
Todos sabem que o Botafogo-PB está se transformando em uma SAF. Inclusive, eu já trabalhei com os investidores desta SAF, como o próprio Lucas Franzato, na minha passagem pelo Cianorte. Mas já havia recebido um convite do Botafogo-PB em uma outra ocasião. Então acabou que ambas as partes, neste ano, tiveram a vontade de trazer o João Burse para o Botafogo-PB.
Isso que me deixou muito contente e me chamou muito a atenção. Não só a SAF ou só o Botafogo-PB, mas ambas as partes. Eu já acompanhava a equipe do Botafogo, sei do projeto e sei da seriedade que é o clube. Lógico, eu tive outras situações, mas o que me chamou e que me encheu os olhos mesmo foi o projeto do Botafogo.
Estou muito feliz, e o clube é realmente tudo aquilo que eu imaginava. Um clube com um centro de treinamento super funcional, com pessoas fantásticas no dia a dia, além de um staff e uma diretoria dando todo o suporte, e uma torcida apaixonada, que está ali na expectativa de ir em busca das conquistas.
LEIA TAMBÉM: Botafogo-PB acerta a contratação do volante Igor Maduro, ex-Ponte Preta
Click PB – Você participou da montagem de elenco do Belo para 2025? Além disso, o torcedor por esperar mais reforços?
Bem, eu só acredito em projetos onde a gente consiga participar na montagem e na construção da equipe, acho que é isso que me atraiu aqui. Lógico, o primeiro objetivo era manter uma base, que talvez não atingiu o objetivo final, mas fizeram um baita trabalho. Então, mantivemos uma base, e fomos ao mercado, lógico, dentro do orçamento e da realidade que o clube tem hoje.
Vamos continuar atentos ao mercado. Atentos para melhorar a equipe, mas estamos felizes com os atletas que estão aqui no Botafogo-PB. Eles têm demonstrado um potencial no dia a dia. Tenho certeza que eles vão mostrar o seu valor e juntos vamos conseguir os objetivos que temos para o ano.
Até o nosso primeiro objetivo, a gente tem como alvo pelo menos mais umas três contratações de atletas que a gente acha interessante. Prefiro não especificar uma posição, mas estamos no mercado em busca de, pelo menos, três atletas para que a gente possa encorpar ainda mais o elenco.
Click PB – Qual será o estilo de jogo que você pretende implementar na equipe?
Nós treinadores dependemos muito daquilo que temos de material humano, como as características dos atletas. Eu não sou um tipo de treinador que está engessado, ou só de transição, ou só propositivo. A gente vai, lógico, buscando aquilo que o grupo possa nos dar de ferramentas.
Mas, lógico, o João acredita em um jogo propositivo. A equipe que é grande, que é o caso do Botafogo-PB, precisa, dentro do seu estadual, ser a equipe que propõe o jogo, que seja intensa, que encha os olhos do torcedor para ele jogar junto.
Então buscamos dentro do mercado esse tipo de característica. Atletas que sejam agudos, atletas que sejam técnicos, para que a gente consiga ter um maior tempo com a bola. Sabemos que nem sempre é possível jogar lá em cima, jogar pressionando. Então tudo isso leva tempo, leva treino, para que eles possam ficar o mais prontos possível com aquilo que a gente gosta.
Click PB – Como você avalia a dificuldade da Série C de 2025 e o que fazer para finalmente conquistar o acesso com o Botafogo-PB?
Vai ser uma Série C de alto nível, e eu acho que isso é importante para a competição. Enfrentaremos equipes tradicionais, equipes se estruturando e equipes que permaneceram na Série C.
É lógico que ainda temos muitas competições pela frente até chegar a Série C. Sabemos a dificuldade que é a competição, e agora é juntar a experiência que tive de ter um acesso com as experiências que o clube teve aqui, de ter batido na trave.
A gente tem se questionado muito internamente, buscando resolver as situações que poderiam ser melhor aqui no passado. Agora é tentar melhorar aspectos de estrutura, aspectos que possam deixar o atleta mais confortável, com mais situações de recuperação e de todas as situações possíveis de logística. Tudo que a gente conseguir fazer para melhorar, o Botafogo-PB já tem feito e vai fazer ainda mais.
Mas primeiro temos que focar na pré-Copa do Nordeste e entrar na fase de grupos Copa do Nordeste para se estruturar, dar mais condições para os atletas e reforçar o elenco. Tudo isso é importante, e estamos focados em todas as competições.
ENTREVISTA – JOÃO BURSE, TÉCNICO DO BOTAFOGO-PB