Um vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar um Fiat Uno ultrapassando um Jeep Renegade em um local alagado no começo desta semana. A cena gravada por Ágata Ferreira Tavares em Sorocaba (SP) mostra um antigo Fiat Uno passando por um Jeep Renegade preso nas águas da enchente.
Sob risos e depois aplausos, o carro cruzou a área alagada sem dificuldade. Mesmo sendo um carro produzido há cerca de 30 anos sem tecnologias disponíveis no Jeep Renegade, o fato do Uno conseguir atravessar áreas alagadas se deve mais ao modo de conduzi-lo do que em relação ao carro em si.
Por que o Uno passou sem dificuldade?
Não temos registro de como o Jeep Renegade ficou parado na água da enchente. No entanto, o Uno foi conduzido da forma correta: em velocidade baixa e constante em primeira ou no máximo segunda marcha sem troca durante toda a passagem pelo trecho alagado.
A velocidade constante evita que a água entre pelo escapamento e chegue ao motor, o que poderia causar o “calço hidráulico”. Quando isso ocorre o motor para imediatamente.
O Uno antigo não tem sensores ou itens eletrônicos que podem ser danificados pela água, então basta seguir estes cuidados para que o carro consiga passar por alagamentos com facilidade.
O Jeep Renegade é um carro com mais tecnologia, controles de modos de condução e tração e muito provavelmente câmbio automático. Em caso de alagamento é preciso seguir a mesma recomendação: baixa velocidade, avanço constante e também colocar o veículo em modo manual no câmbio para que ele estabilize na primeira ou segunda marcha.
O vídeo não mostra como o SUV ficou parado no meio da água, mas certamente esse erro se deve mais ao modo de dirigir do que necessariamente ao carro em si.
Por R7