O ministro Vital do Rêgo Filho tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta quarta-feira (11) em uma sessão bastante prestigiada. O presidente Lula não pôde estar presente em razão de uma recente cirurgia, mas foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, também esteve presente e compôs a mesa de honra. Outros paraibanos ilustres também fizeram questão de marcar suas presenças na solenidade, como é o caso do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin.
Outros paraibanos, como o senador Veneziano Vital, irmão de Vital do Rêgo, além dos prefeitos de João Pessoa, Cícero Lucena, e de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, estiveram presentes na solenidade. O deputado federal Hugo Motta, candidato à presidência da Câmara Federal, também prestigiou a posse de Vital.
Nas redes sociais as homenagens foram ampliadas e os políticos fizeram questão de externar seus votos para o mandato de Vitalzinho. Hugo Motta ressaltou a trajetória brilhante do conterrâneo e publicou que “tenho certeza que Vitalzinho orgulhará ainda mais o nosso estado e fará um belo trabalho”. Já o governador João Azevêdo disse em postagem que “desejo a ele todo sucesso na missão e serenidade na condução da côrte”.
Veneziano, irmão de Vital do Rêgo Filho, expressou orgulho pelo momento e recordou a memória de seu pai. “Tu és um orgulho para todos nós, irmão. Momento de muita honra, ao som da Asa Branca, em homenagem à nossa Paraíba e à luta do povo nordestino, você foi empossado nesta manhã como Presidente do Tribunal de Contas da União. Nosso pai encontra-se orgulhoso lá em cima!”
Ver esta publicação no Instagram
Na mesa de honra, estavam presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o governador da Paraíba, João Azevedo, o presidente da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (OLACEFS), Camilo Benitez, o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Sarmento, e a procuradora-geral do MPTCU, Cristina Machado.
Também estavam presentes na cerimônia os ministros de Estado Rui Costa, José Múcio Monteiro, Fernando Haddad, Renan Filho, Silvio Costa Filho, Camilo Santana, Alexandre Silveira, Simone Tebet, Esther Dweck, Juscelino Filho, Valdez Góes, Jader Filho, Carlos Fávaro, Márcio Macêdo, Marcos Amaro, Paulo Pimenta; o advogado-geral da União, Jorge Messias; o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho; o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen; o chefe do Estado-Maior, Renato Rodrigues de Aguiar Freire; os ministros do STF Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Nunes Marques; o senador Renan Calheiros; o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Francisco Joseli Parente Camelo, a ministra-interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha; o ministro-interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto; além dos governadores Eumano de Freitas, Helder Barbalho e Cláudio Castro.
Leia mais no ClickPB:
- Vital do Rêgo toma posse no TCU com homenagens à Paraíba e se emociona ao falar da família
- Vital do Rêgo Filho agradece a confiança após ser eleito por unanimidade como novo presidente do TCU
- Paraibano Vital do Rêgo é eleito novo presidente do TCU
- Paraibano Vital do Rêgo assume presidência do TCU no mês de dezembro
- Paraibano Herman Benjamin toma posse na presidência do STJ
- De Catolé do Rocha à presidência do STJ, Herman Benjamin toma posse na próxima quinta-feira
- Paraibano Herman Benjamim é eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça; mandato vai até 2026