Durante toda vida, aprendemos que dois terços da superfície do planeta são cobertos por água. Sempre achamos que esse líquido precioso para consumo humano jamais chegaria ao ponto crítico de um colapso total. No Nordeste, na Paraíba, a joia “água” está cada vez mais escassa. O líquido tão precioso, mais precioso agora com essa seca histórica.
De janeiro até hoje tenho viajado pela Paraíba e vejo cenas assustadoras. Tem urubus fazendo fila para beber água e existem pessoas que ainda insistem no uso indiscriminado que já vem gerando problema de distribuição.
Ontem estive em Boqueirão e em poucos dias entrará no volume morto. Hoje tem apenas 13,3% de sua capacidade. Para ter uma ideia, quando estive em maio, aquele manancial ainda apresentava algo em torno de 19%.
O nível baixou tanto que técnicos de uma empresa catarinense contratada pela Cagepa instalaram bombas flutuantes do volume morto de água do Açude Presidente Epitácio Pessoa para serem enviada às adutoras e à estação de tratamento de Gravatá já que por gravidade não é mais possível a captação da água.
S.O.S Boquerião!
BOQUEIRÃO 25/11 COM APENAS 13%
VÍDEO DE BOQUEIRÃO EM ABRIL AINDA COM 18%