O governador João Azevêdo revelou que a ‘Ponte do Futuro’, que vai ligar as cidades de Cabedelo e Lucena com Santa Rita, vai estar pronta em 2026. O anúncio foi feito no Programa ‘Conversa com o Governador‘, transmitido na Rádio Tabajara nesta segunda-feira (9).
Conforme apurou o ClickPB, João Azevêdo explicou que será realizada uma audiência pública nesta terça-feira (10) em Santa Rita, para apresentar os estudos ambientais a população para que logo em seguida a obra seja liberada nos próximos dias.
“Um dos requisitos que a obra passa são por estudos de impacto ambiental, que precisam ser apresentados em audiência publica a população, para que todos tomem conhecimento e possamos efetivar a empresa com máquinas e dar início a execução das obras” explicou João Azevêdo.
João Azevêdo afirmou ainda que a preocupação é de que a obra seja realizada com o mínimo impacto ambiental possível, além de que o prazo de dois anos de conclusão da obra seja cumprido, que é de 2026.
“Atualmente estamos realizando a sondagem das fundações da ponte. É uma obra que estamos fazendo com muito cuidado para ter o mínimo impacto ambiental possível, como a construção de pilares dentro do rio. Não vamos realizar aterros dentro da água e queremos que a obra cumpra seu cronograma de dois anos, ficando pronta para ser usada em 2026” afirmou João Azevêdo.
Sobre a obra da ponte
As obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto prevê a construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2 quilômetros e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros.
No projeto ainda consta a construção de um viaduto sobre a linha férrea de 40 metros e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.
Assista o programa: