O Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte-PB) realizará, a partir de terça-feira (3) até o dia 7 de dezembro, na Unidade Centro, a Semana de Arte. O evento está sendo retomado de forma presencial depois de mais de 5 anos e de 4 anos da última edição, realizada no formato remoto, em 2020, por causa da pandemia da Covid-19.
A programação será composta de uma mostra dos trabalhos desenvolvidos na Escola de Arte ao longo do segundo semestre letivo de 2024: exposições de artes visuais, performances, dança, espetáculos de teatro, além de muita música e outras ações. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
O tema desta nova edição presta homenagem ao Patrono da Educação Brasileira, com o título: “Paulo Freire – Acesso ao Ensino da Arte e à Cultura”. O evento reúne os resultados das atividades desenvolvidas nos diversos cursos das seis áreas de conhecimento artístico oferecidas pela instituição: Música, Dança, Artes Visuais, Fotografia e Audiovisual, Literatura e Teatro.
A Semana de Arte do Cearte-PB é inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922, em um exercício de memória para celebrar esse importante movimento artístico e cultural, também conhecido como a Semana de 22, que completou seu centenário com um legado cada vez mais forte e apontou caminhos, presentes na produção cultural e artística do Brasil.
Para a diretora do Cearte-PB, Laura Moreno, a retomada da Semana de Arte é um momento de muita representatividade.
“É muito gratificante retomar esse evento, que traz a reunião das nossas culminâncias de conclusão de curso, revela talentos, faz com que o público veja o resultado concreto das ações do nosso Centro de Arte. É também algo muito representativo, pois temos a participação de todas as nossas áreas e suas linguagens artísticas, além do amplo leque de faixas etárias que estuda aqui”, pontuou ela.
“Inspirados nos ensinamentos de Paulo Freire, seguimos defendendo a educação enquanto política pública, e o ensino da arte como peça-chave, fundamental ao desenvolvimento humano”, concluiu a diretora do Cearte-PB.
Na mesma direção, o professor Antônio de Pádua, coordenador de Projetos do Cearte-PB e responsável por organizar a programação da Semana de Arte, destacou a importância do evento e a diversidade de ações presentes nele.
“Vamos ter espetáculos de teatro, apresentações musicais, performances, dança, galerias de arte abertas, uma gama grande de ações, tudo gratuito e acessível a todos os públicos. Isso é reflexo do que é o Cearte-PB: um centro de ensino público e gratuito que oportuniza à sociedade paraibana o acesso à arte e seu ensino!”, defendeu o professor Pádua.
Programação da Semana de Arte do Cearte
A Semana de Arte 2024 terá uma programação que contempla a diversidade de áreas artísticas e de linguagens do Cearte-PB, abarcando desde espetáculos de teatro até apresentações de dança, exibição de filmes, exposições abertas à visitação, declamação de poemas, música ao vivo, dentre outras atividades, sempre às noites, começando às 18h e indo até as 22h. Começa na terça-feira, dia 3, e encerra no sábado, dia 7 de dezembro.
No dia do encerramento, um sábado, as ações serão apenas pela manhã, das 8h ao meio-dia.
Confira a seguir a programação:
03/12 TERÇA
Abertura + Exposição de Artes visuais + Espetáculo de Teatro
04/12 QUARTA
Espetáculos de Teatro + Apresentações de Dança
05/12 QUINTA
Apresentações de Música + Espetáculos de Teatro + Intervenção da área de Literatura
06/12 SEXTA
Apresentações de Audiovisual e Fotografia + Espetáculos de Teatro + Apresentações de Dança
07/12 SÁBADO
Apresentações da Musicalização Infantil + Projeto Canguru