Ação

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em licitações por empresa organizadora de concursos públicos

Como observou o ClickPB, a operação 'Family first', da Polícia Federal, está cumprindo mandados contra uma empresa realizadora de concursos públicos.

Polícia Federal, carro de luxo, paraíba operação

Imagem ilustrativa (Foto: Agência Brasil)

Uma nova operação foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (28) na Paraíba. Como observou o ClickPB, a operação ‘Family first’ está cumprindo mandados contra uma empresa realizadora de concursos públicos.

Segundo as investigações, a empresa prestava serviços de assessoria para organização de certames públicos realizados por prefeituras municipais, tendo sido constatado que várias destas licitações foram vencidas por uma distribuidora de alimentos controlada pela própria empresa assessora, registradas em nome de familiares dos investigados, suspeitos de serem “laranjas”.

Durante as investigações, foi possível identificar a participação de um investigado que atuava como pregoeiro ou presidente da comissão de licitação de alguns dos municípios que realizaram certames com a empresa de assessoria, com suspeitas de favorecimento para que a distribuidora de alimentos em nome de terceiros vencesse as licitações e assinasse contratos públicos de fornecimento de cestas básicas.

Conforme a Polícia Federal, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela 16ª Vara Federal da Paraíba, que foram cumpridos nas sedes das empresas investigadas e nas residências de seus sócios, todos localizados no município de Monteiro, no Cariri do estado.

Ainda segundo o órgão federal, caso sejam comprovadas a autoria e a materialidade, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação (art. 337-L do Código Penal), contratação direta ilegal (art. 337-E) e associação criminosa (art. 288), com penas que, somadas, podem chegar a 19 (dezenove) anos de reclusão, sem prejuízo de outras imputações, a depender do resultado da análise do material apreendido.

*com informações de Polícia Federal.

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

TCE intima prefeito de Serra Redonda para explicar possíveis irregularidades em contrato de mais de R$ 500 mil para reforma de escola

2

Paraíba

Golfinhos ‘dão show’ no Litoral da Paraíba e são flagrados por banhistas; especialista explica o que fazer ao ver animais

3

Paraíba

Morre locutor, jornalista e cineasta Cacá Teixeira; velório acontece em Recife

4

Paraíba

Policia cumpre mais de 50 mandados contra grupo acusado de crime contra instituições financeiras na Paraíba e mais seis estados

5

Paraíba

Homem é condenado a 27 anos de prisão por feminicídio qualificado em João Pessoa