O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, revelou em entrevista à GClickTV, que o edital de concurso da Cultura será lançado entre o final de novembro e o início de dezembro. Na entrevista ao apresentador Clilson Júnior, no programa “20 Minutos”, Pedro também falou dos editais de incentivo aos artistas e produtores culturais no estado e outras conquistas para a cultura paraibana.
Concurso da Cultura
De acordo com o secretário de Cultura, a banca organizadora do concurso público foi escolhida e falta apenas a assinatura para que o edital seja lançado.
“O processo foi todo realizado, fizemos a licitação através da Secretaria de Administração. É um concurso que, na verdade, é a Cultura e mais algumas áreas. Tem Educação e Administração Penitenciária… E vai ser uma banca para resolver todos os concursos”, explicou.
“Já tem banca. Eu só não vou divulgar agora porque está só no processo de assinatura do contrato. Mas a gente estima que, agora, no final de novembro para o começo de dezembro, a Sead publique o edital e já anuncie o cronograma da realização do concurso. A nossa estimativa é de que entre março e abril de 2025 haja a prova. Mas o edital sai agora nesse final de ano”, revelou Pedro Santos à GClickTV.
Vagas e cargos
Ainda segundo o secretário, serão “33 vagas para historiador, bibliotecário, arqueólogo, paleontólogo, antropólogo, museólogo e para as áreas que a gente chama de Artes Clássicas. Vai ter vaga para pessoas formadas em cinema, teatro, dança, circo, música, literatura, letras, também na área de comunicação social porque são os produtores culturais que vão ser efetivados nesses cargos.”
“Arte na Bagagem”
O secretário Pedro Santos também falou sobre o projeto “Arte na Bagagem”, que dá oportunidades a artistas a levarem seu trabalho para fora da Paraíba, com apresentações em outros estados brasileiros e também no exterior.
Lei Aldir Blanc
Pedro Santos também falou de Medida Provisória que cria condições para que as prefeituras e governos estaduais recebam recursos para investimento em cultura.
“Temos uma lei que foi implementada a partir de 2023, chama-se ‘Política nacional Aldir Blanc’. Essa lei prevê que estados e municípios possam receber, a partir de 2027, R$ 15 bilhões para que a gente possa lançar editais, mas também criar programas de formação na área de cultura e estruturar equipamentos culturais como cinemas e teatros. E o que aconteceu foi que o Governo Federal editou uma Medida Provisória que criou condicionantes para que esse recurso possa ser utilizado. Uma das condicionantes, que a gente como positiva, é que para que o estado e o município receba esse dinheiro ele precisa, pelo menos, ter executado um percentual do dinheiro anterior porque, do contrário, vai ficar acumulando e a gente não vê o dinheiro na ponta”, explicou o secretário.
“Edital Vladimir Carvalho”
Pedro também falou do “Edital Vladimir Carvalho”, que incentiva o cinema paraibano e oferece festivais de cinema nos municípios paraibanos.
“Essa é outra ação muito importante e bonita porque permite que a Paraíba, que produz muito em termos de cinema, ela possa assistir o que está sendo produzido. Porque a gente discute muito isso, às vezes se faz um investimento em um filme, que é feito, produzido, um bom filme, e não tem onde passar, não vai para streamings… Então esse edital fomenta festivais de cinema em toda a Paraíba. Se você está pelo Sertão, Fazenda Acauã, onde morou Ariano Suassuna, tem um festival de cinema lá dentro. Descendo para Coremas, na beira do açude, tem um festival de cinema também. No açude em Cajazeiras, na Praça do Leblon, tem um festival de cinema”, descreveu o secretário.
Pedro Santos – Pedro Santos é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2021 assumiu a presidência da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) a convite do governador João Azevêdo. Pedro Santos assumiu a titularidade da Secretaria de Cultura da Paraíba no início de 2023.