vacinação

Vacina contra poliomielite começa a ser aplicada de forma injetável na Paraíba; famosa ‘gotinha’ é substituída

A vacina contra a doença era aplicada anteriormente de forma oral, conhecida popularmente como 'gotinha'.

Justiça Vacina, João Pessoa, governo, paraíba, poliomielite

Imagem ilustrativa (Foto: reprodução)

A vacina contra a poliomielite começou a ser aplicada de forma injetável nesta semana na Paraíba, como divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) nesta terça-feira (5), de acordo com a determinação do Ministério da Saúde.

Como visto pelo ClickPB, a vacina oral, famosa ‘gotinha’, foi substituída pela vacina inativada (VIP) injetável. Todas as cidades do estado já estão abastecidas com o novo modelo de vacina, e a Secretaria de Saúde alerta para que as doses sejam aplicadas antes do vencimento da validade.

A chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Márcia Fernandes, explicou que a decisão que exclui a famosa ‘gotinha’ do esquema vacinal foi baseada nos avanços tecnológicos e critérios epidemiológicos.

“Essa recomendação considerou evidências científicas e a experiência positiva de outros países que já utilizam o esquema vacinal contra a doença, usando exclusivamente a vacina inativada (VIP). Esta é uma mudança significativa e a partir dela será possível garantir maior eficácia na proteção da população”, explicou Márcia.

Márcia destacou ainda que durante os meses de setembro e outubro foi realizado o recolhimento das vacinas VOP (frascos fechados) nos 223 municípios paraibanos para serem destinadas ao Ministério da Saúde, órgão responsável pelo descarte dos imunizantes.

O novo esquema de vacinação consiste em três doses da vacina ‘VIP’ aplicadas em crianças com dois meses, quatro meses, seis meses, e a dose de reforço, também com a VIP, aos 15 meses.

“Então, nós fazemos um chamamento para todos os pais ou responsáveis que tenham crianças menores de cinco anos, para que compareçam à unidade de saúde e o profissional possa avaliar a caderneta de vacinação, colocar em dia o esquema vacinal e deixar o seu filho protegido contra a poliomielite”, destacou a chefe do Núcleo de Imunizações.

A nova estratégia visa garantir que o Brasil se mantenha livre da poliomielite, que está há 34 anos sem a doença, graças à vacinação em massa da população.

*Com informações da SECOM-PB

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Homens fisicamente ativos têm 35% menos chances de desenvolver câncer de próstata

2

Saúde

CFM entra na Justiça contra cotas na residência médica

3

Saúde

Prática de exercícios físicos regulares ajuda a prevenir doenças emocionais

4

Saúde

Eduardo Suplicy recebe diagnóstico de câncer e inicia tratamento

5

Saúde

Aveia pode ser um grande aliado da dieta; conheça 5 benefícios do cereal