Economia

Pequenos negócios geram mais de 2,5 mil empregos em setembro na Paraíba, revela Caged

Setores de serviço, comércio e construção foram os que mais ofertaram novas vagas, de acordo com o relatório do Caged, divulgado nesta terça-feira (5).

serviços, empresas, paraíba, alta, julho

Comércio de João Pessoa. (Foto: Walla Santos/ ClickPB)

As micro e pequenas empresas tiveram mais um saldo positivo na geração de novas oportunidades de emprego na Paraíba, somando 2.540 vagas no último mês de setembro. Os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de 70% dos novos postos de trabalho no estado durante esse período. Os dados foram levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e divulgados nesta terça-feira (5).

Além das micro e pequenas empresas, o Caged traz dados das médias e grandes empresas, que geraram 945 postos de trabalho em setembro. Já na administração pública, o levantamento aponta a perda de uma vaga.

De acordo com o Caged, no mês de setembro os setores que apresentaram o maior número de vagas de emprego nas micro e pequenas empresas foram serviço (980), comércio (613) e construção civil (556). Já com relação às médias e grandes empresas, o maior quantitativo de postos de trabalho ocorreu nos setores de serviços (679) e na indústria de transformação (643).

Considerando o acumulado dos nove meses do ano, os pequenos negócios foram os responsáveis por 19.348 novos postos de trabalho, 3.729 vagas a mais do que o ofertado no mesmo período de 2023. Já as médias e grandes empresas somaram 4.638 vagas este ano e a administração pública aparece com 25 oportunidades.

Para Ivani Costa, para que os pequenos negócios continuem crescendo e oportunizando novos postos de trabalho é preciso promover ações de incentivo aos empreendedores, como capacitações e acesso ao crédito. “Esse suporte não só favorece o ambiente de negócios como também sustenta um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e inclusão social no estado”, acrescentou.

Setores –

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Primeiro suspeito preso por envolvimento em roubo de cobre da Cagepa é mecânico e atuou no transporte do material

2

Paraíba

Justiça decreta prisão de médico Fernando Paredes Cunha Lima e determina quebra de sigilo telefônico

3

Paraíba

Após divulgar vídeo de zoofilia nas redes sociais, vereador Guga espera que prisão “sirva de exemplo” e ajude a coibir prática

4

Paraíba

Mais de 4 mil atletas de diversos estados participam dos Jogos da Juventude de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa

5

Paraíba

Idoso flagrado praticando zoofilia contra égua é preso em Cabedelo