Questionamento

PGR aciona STF contra eleição do biênio 2025/2027 para presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba e Dias Toffoli será relator

PGR alegou que houve irregularidade na antecipação da eleição da Mesa, que aconteceu em janeiro de 2023.

PGR, Ação, Eleição, Deputado, ALPB, Pesquisas

Sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (Foto: YouTube)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com uma ação questionando a eleição do biênio 2025/2026 para presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ação corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e tem o ministro Dias Toffoli como relator.

Como visto pelo ClickPB, a ação contra a eleição do biênio foi feita pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco. Na ação, o procurador alega que houve irregularidade na antecipação da eleição da Mesa e afirma que o processo eleitoral deveria acontecer a partir de outubro do ano anterior ao início do biênio, não com dois anos de antecedência. No caso da ALPB, a eleição aconteceu em janeiro de 2023.

O ClickPB entrou em contato com o procurador da Assembleia, Newton Vita, para saber dele um posicionamento da Casa sobre o caso. Até a publicação desta matéria o ClickPB não obteve retorno.

A Procuradoria da Assembleia Legislativa da Paraíba se manifestou em nota:

A Procuradoria Geral da República propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade, em face da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba, aduzindo que a Constituição Federal não permite a eleição e a antecipação da reeleição para uma mesma data. O argumento do Procurador da República é o mesmo que está sendo utilizado em desfavor de outras Assembleias.

O tema já vem sendo estudado, internamente, pela Assembleia Legislativa da Paraíba, tendo sido concluído que a alegada inconstitucionalidade não atinge o Poder Legislativo paraibano, uma vez que a eleição e a reeleição foram realizadas antes da proibição do STF.

Em casos dessa natureza, o Supremo Tribunal Federal tem realizado a modulação dos efeitos da decisão, isto é, tem decidido pela aplicação com efeito para o futuro, como ocorreu, recentemente, com a eleição e reeleição das Mesas de Assembleias Legislativas de todo o Brasil.

O Poder Legislativo da Paraíba se encontra tranquilo, sabedor que agiu de forma correta, respeitando as regras normativas vigentes à época e, portanto, confiante de que será respeitada a vontade dos parlamentares que escolheram, de forma unânime, a Mesa para o segundo biênio.

João Pessoa, 04 de novembro de 2024.

PROCURADORIA

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ex-prefeito de Teixeira e assessora são condenados a prisão por associação criminosa e fraudes em licitações

2

Política

Homem é flagrado em ato de zoofilia em Cabedelo e vereador expõe caso: “não vamos tolerar essa barbárie!”

3

Política

TRE-PB retira multa de R$ 5 mil contra Cícero Lucena por suposta propaganda eleitoral irregular na pré-campanha

4

Política

Ministério Público pede retirada de tornozeleira eletrônica de Dinho Dowsley

5

Política

Dinho afirma que não há pressa para escolha de novo presidente da Câmara: “Vamos dialogar bastante”