ressocialização

Quase 30 reeducandos do sistema penitenciário da Paraíba são selecionados para cursos de graduação à distância da UFPB

Os reeducandos foram selecionados em cursos como Ciências Agrárias e Licenciatura em Pedagogia e Matemática.

UFPB, professor, seleção

Entrada da UFPB em João Pessoa (Foto: reprodução)

Quase 30 reeducandos do sistema penitenciário da Paraíba foram aprovados em vagas disponíveis para cursos de graduação à distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como divulgado nesta sexta-feira (1).

Como visto pelo ClickPB, cerca de 29 apenados que se inscreveram foram selecionados para realizarem o ingresso nos cursos no primeiro semestre do próximo ano, já no período 2025.1.

Do total, 20 são do Presídio Sílvio Porto, em João Pessoa, para o curso de Ciências Agrárias e outros nove do Presídio Padrão de Santa Rita, para cursos como Licenciatura em Pedagogia e Matemática.

O secretário estadual da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, parabenizou os apenados pela conquista.

“Nosso reconhecimento ao trabalho das equipes de Educação da Gerência de Ressocialização da Seap e da Secretaria da Educação, profissionais compromissados com o processo de ressocializar pessoas em privação de liberdade, em suas etapas de alfabetização, ensinos fundamental e médio e preparação para cursos de nível superior. Sigamos colaborando com o recomeço de vidas na educação e no mercado de trabalho”, comentou João.

No Presídio Padrão de Santa Rita, foi inaugurado recentemente um laboratório de informática. O equipamento vai facilitar a graduação dos nove futuros universitários a cursarem na modalidade de ensino à distância na Universidade.

O gerente executivo de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), João Sitônio Rosas, explicou que os reeducandos vão ter a oportunidade de retornar a sociedade de maneira mais qualificada.

“Esse resultado é a materialização do fortalecimento das políticas públicas e sociais que o Governo da Paraíba realiza no sistema penal. Essas pessoas retornarão à sociedade de forma muito mais qualificada, contribuindo, assim, com a reinserção no mercado de trabalho e, consequentemente, diminuição dos índices de reincidência criminal”, afirmou Sitônio.

*Com informações da SECOM-PB

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Orientadora educacional dá dicas de como se preparar emocionalmente para Enem e evitar que nervosismo atrapalhe

2

Educação

Professora dá dicas para fazer uma boa redação sobre qualquer tema na prova do Enem; confira

3

Educação

Wilson Filho cita importância do transporte gratuito para estudantes: “tem prova do Enem em 55 cidades e em 168 tem que haver deslocamento”

4

Educação

João Pessoa e Campina Grande terão passe livre e esquema especial de ônibus para o Enem 2024

5

Educação

IFPB abre mais de 200 vagas para Educação de Jovens e Adultos em cinco campi; confira quais cursos