A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) iniciou, na manhã desta quarta-feira (30), uma varredura mais aprofundada nas galerias pluviais da orla de Manaíra, em João Pessoa, para identificar possíveis ligações irregulares de esgoto. A ação de hoje faz parte da Operação Praias Limpas que já vem coibindo o lançamento de esgoto no mar ao fiscalizar lojas e residências na orla pessoense nos últimos meses.
A fiscalização de hoje na rede de galerias pluviais que desembocam na orla de Manaíra teve foco nos trechos nos quais se identificou o escoamento de água em coloração escura nos últimos dias. Além das coletas de amostras para análise em laboratório, as equipes estão fazendo uma inspeção com vídeo com o uso de um robô inserido nas galerias para identificação de possíveis ligações clandestinas.
Segundo a Sudema, com o equipamento será possível descobrir a origem da água escurecida e punir os responsáveis. Para o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, a ação será fundamental para coibir essa prática o mais rápido possível.
“Estamos trabalhando incansavelmente para descobrir a origem dessa água, de modo a interromper essa ligação clandestina o quanto antes. É um trabalho contínuo que seguirá pelos próximos dias, fazendo essa verificação em cada galeria ligada a esta rede”, pontuou o superintendente da Sudema.
A Operação Praias Limpas é uma ação conjunta realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e tem como objetivo identificar lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e ligações clandestinas.