Calendário Eleitoral

Candidatos tem às 22h de hoje para fazer carreatas e distribuir material gráfico

Mais de 33 milhões de eleitores voltarão às urnas para escolher entre candidatos a prefeito. A votação ocorre das 8h às 17h.

Candidatos tem às 22h de hoje para fazer carreatas e distribuir material gráfico

Candidatos tem às 22h de hoje para fazer carreatas e distribuir material gráfico

Faltando poucas horas para o início da votação do segundo turno em 51 cidades brasileiras em 20 estados, os candidatos tem poucas horas para encerrar as atividades relativas a campanha eleitoral.

No dia da eleição, a realização de qualquer propaganda eleitoral pelos candidatos é considerada crime, exceto a manifestação individual e silenciosa da eleitora ou do eleitor com bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

Mais de 33 milhões de eleitores voltarão às urnas para escolher seu prefeito entre dois candidatos. A votação ocorre das 8h às 17h.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que uma segunda etapa do pleito aconteça nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum dos candidatos à prefeitura alcançou mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

Qualquer irregularidade na propaganda de rua pode ser denunciada à juíza ou ao juiz eleitoral e ao Ministério Público. Também pode ser encaminhada pelo aplicativo Pardal, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

Confira o que candidatos podem e que não podem fazer hoje

  1. Último dia em que as candidatas, os candidatos, os partidos, as federações e as coligações participantes do segundo turno poderão fazer funcionar, entre as 8h (oito horas) e as 22h (vinte e duas horas), alto-falantes ou amplificadores de som, nos termos do art. 15 da Res.-TSE nº 23.610 de 2019 (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 3º; Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 15).
  2. Último dia, até as 22h (vinte e duas horas), para a distribuição de material gráfico e para a realização de caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 9º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 16).
  3. Data em que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deverá promover, entre as 7h (sete horas) e as 12h (doze horas), no local e horário previamente divulgados, a escolha ou o sorteio das seções eleitorais que serão submetidas às auditorias da votação eletrônica no segundo turno (Res.- TSE nº 23.673/2021, art. 57).
  4. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral publicar, na sua página da internet, os arquivos contendo as correspondências esperadas entre urna e seção e os logs do Sistema GEDAI-UE das máquinas utilizadas para geração das mídias relativos ao segundo turno, devendo eventuais atualizações serem complementadas até as 16 h (dezesseis horas) do dia da eleição, observado o horário de Brasília.
  5. Verificação, no Tribunal Superior Eleitoral, em horário previamente comunicado por ofício às entidades fiscalizadoras, da integridade e autenticidade dos sistemas de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), Receptor de Arquivos de Urnas (RecBU), InfoArquivos e Transportador WEB (Res.-TSE nº 23.673/2021, art. 41, § 2°).
  6. Data na qual, a partir das 12h (doze horas), as funcionalidades relativas ao gerenciamento da totalização dos resultados para o segundo turno estarão disponíveis no SISTOT, em todas as instâncias, pelos procedimentos definidos na “Seção I – Dos Sistemas de Transmissão e Totalização” da Resolução de Atos Gerais do Processo Eleitoral de 2024.
  7. Último dia para que a entidade fiscalizadora interessada em utilizar programa próprio para verificação da assinatura e do resumo digital na urna na seção eleitoral designada para auditoria no segundo turno, providencie cópia do programa em mídia apropriada, de acordo com orientações técnicas publicadas no sítio do Tribunal Superior Eleitoral (Res.-TSE nº 23.673/2021, art. 78, §1°).
  8. Data até a qual o Tribunal Superior Eleitoral poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 (dez) minutos diários requisitados às emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias descontinuados, podendo ceder, a seu critério, parte desse tempo para utilização por tribunal regional eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93 e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 115).
  9. Data a partir da qual colecionadoras(es), atiradoras(es) e caçadoras(es) ficam proibidos, em todo o território nacional, de transportar armas e munições.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Jhony Bezerra vota e declara expectativa positiva em relação ao resultado do segundo turno em Campina Grande

2

Eleições

Bruno Cunha Lima vota e afirma estar confiante em relação ao resultado do segundo turno em Campina Grande

3

Eleições

Seções registram baixa movimentação de eleitores em João Pessoa neste domingo; abstenção pode ser maior que no primeiro turno

4

Eleições

Efraim Filho vota e reafirma apoio a Queiroga em João Pessoa e Bruno, em Campina Grande

5

Eleições

Segundo turno das eleições municipais tem 11 pessoas detidas por crimes eleitorais, diz balanço da Polícia Federal