Problema

Vítima de acidente por animal peçonhento tem atendimento negado no HU de João Pessoa

Vítima passou mal e em razão da urgência na situação populares levaram ele ao HU. Hospital se negou a atender o caso e gerou revolta.

Vítima, HU, Lagarta

Hospital Universitário Lauro Wanderley (Foto: divulgação)

Um homem vítima de acidente por animal peçonhento teve atendimento negado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) na manhã deste sábado (19), em João Pessoa. De acordo com as informações recebidas pelo ClickPB, o homem chegou a desmaiar aguardando o atendimento, que nem assim foi feito.

Em razão da urgência na situação, populares levaram a vítima ao HU, que é referência no atendimento a acidentes com animais peçonhentos em João Pessoa e até na Paraíba. Porém, ao chegar no local se depararam com a negativa do atendimento, tendo sido informados de que a unidade só atende pessoas picadas por serpentes, aranhas ou escorpiões.

O acidente teria acontecido após contato com uma lagarta de fogo.

Nem mesmo com a vítima desmaiada o atendimento foi realizado. O ClickPB teve acesso a vídeos registrando a situação decorrente da recusa do atendimento, que colocou até mesmo a vida do paciente em risco. Veja abaixo:

O ClickPB entrou em contato com a recepção do hospital e foi repassada para o plantonista do dia. Em contato telefônico ele informou que o hospital atende apenas vitimas de picadas de aranha, escorpião ou serpente e que qualquer outra urgência é informado que a pessoa deve buscar atendimento em uma UPA.

Diante da recusa, e indignados com a situação, os familiares da vítima partiram em busca de uma unidade hospitalar que resolvesse o problema. No Hospital Edson Ramalho, que sequer é referência em acidentes com animais peçonhentos, foram prontamente recebidos e o atendimento foi feito com excelência. Confira abaixo:

Diante da recusa da MÉDICA INFECTOLOGISTA DO PLANTÃO e até mesmo, negligência que coloca a vida do paciente em risco, se impõe o alerta a respeito do serviço de urgência.

Em nota enviada ao ClickPB, o HULW informou que hospital atende acidentes causados por animais como serpentes (cobras), escorpiões e aranhas. No caso do problemas com outros animais, como as lagartas de fogo, o atendimento deve ser buscado em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Confira a nota abaixo na íntegra.

NOTA OFICIAL

Em atenção a fato relatado em sites de informação neste sábado 19 de outubro de 2024, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) vem esclarecer que o seu perfil de atendimento em relação a acidentes com animais é relacionado a animais peçonhentos, ou seja, serpentes (cobras), escorpiões e aranhas, para os quais existe a necessidade de aplicação de soro específico e vigilância e acompanhamento do paciente. Acidentes com outros animais, a exemplo do relatado (lagarta-de-fogo), são atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento.

O HULW reitera seu compromisso de cuidado com excelência, civilidade e cordialidade, pelos quais é amplamente reconhecido na sociedade, e reforça que o fato ocorrido, já está sendo apurado para que as medidas cabíveis, se necessárias, sejam efetivadas.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Governo institui calçada da fama do esporte paraibano na Vila Olímpica

2

Paraíba

Paraíba tem todas as praias liberadas para banho neste fim de semana

3

Paraíba

VÍDEO: mar avança e destrói trecho de avenida na Baía da Traição

4

Paraíba

Outubro Rosa: Home Center promove cortes de cabelo gratuito para doação a pessoas em tratamento de câncer

5

Paraíba

Escritório da Paraíba recebe premiação de destaque na região Centro-Oeste em M&A, Penal Empresarial e Litígios nos Tribunais Superiores