As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega deverão ser empossadas para os cargos de reitora e vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no próximo dia 12 de novembro. Em entrevista ao Portal ClickPB, nesta quarta-feira (16), a professora Terezinha disse estar animada e cheia de expectativa para os desafios que ela destacou como sendo “grandiosos” ao relatar sobre “o abandono” em que se encontra a instituição.
“São as melhores possíveis, há uma expectativa de retorno da autonomia e do respeito ao processo democrático interno. Estamos muito motivadas, pois sabemos os desafios com o abandono em que se encontra nossa instituição. O planejamento deveria estar pronto desde 2023 e estamos em 2024 e não foi atualizado, nem aprovado. Então, o que nos espera é muito trabalho e estamos motivadas para retomar as conquistas para a UFPB”, disse ao ClickPB.
“Eu sigo o critério do mais votado, a não ser que a pessoa que ganhou tenha cometido um crime, um delito. Eu sempre vou indicar o primeiro da lista. A professora Terezinha pode ter certeza de que será indicada”, garantiu o presidente.
Outro desafio que a nova reitora destacou foi a evasão escolar. “Vamos reativar políticas que estimule e faça nossos alunos retornarem à sala de aula”, destacou.
Além dos desafios na gestão, Drª Terezinha reforçou a vontade em reativar as lanchonetes que foram fechadas durante a pandemia e não reabriram até hoje. “Essa é uma demanda muito forte e faremos o possível para reativa-las”, avaliou.
Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a nomeação para cargos de reitoria em instituições federais gerou polêmica por escolher quem não vencia o pleito da instituição com exemplos notáveis como a nomeação de Valdiney Gouveia para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba, apesar de ter ficado em terceiro lugar na lista tríplice de candidatos.
RELEMBRE: Terezinha Domiciano vence com 67,95% dos votos e Valdiney fica na lanterna com apenas 6,67%
Terezinha Domiciano e sua vice, Mônica Nóbrega, foram as mais votadas na consulta prévia para escolha do novo reitor da UFPB, realizada em abril deste ano. A eleição interna foi realizada nos quatro campi da instituição e chapa das professoras Terezinha (reitora) e Mõnica Nóbrega (vice-reitora) obteve 67,95% dos votos.
A chapa dois, encabeçada pelo professor Lucídio dos Anjos Formiga Cabral foi a segunda mais votada e obteve 25,37% dos votos. Em terceiro lugar, ficou a chapa três, liderada pelo atual reitor da UFPB, Valdiney Gouveia e a professora Rita de Cássia Pereira com 6,67%.