Em João Pessoa

Unimed-JP amplia rede própria com clínicas especializadas em síndromes e patologias do neurodesenvolvimento

Os novos serviços da Unimed-JP oferecem assistência multiprofissional, visando o acompanhamento individualizado de maneira integral para os pacientes e suas famílias.

unimed-jp, neurodesenvolvimento, clinicas

Foto: Divulgação/Assessoria

A Unimed João Pessoa está abrindo, em sua rede própria de atendimento, duas modernas clínicas especializadas em síndromes e patologias do neurodesenvolvimento. Os novos serviços oferecem assistência multiprofissional, visando o acompanhamento individualizado de maneira integral para os pacientes e suas famílias.

Na próxima terça-feira (15), às 15h30, será inaugurada a Unintegra Terapias Especiais -Praça da Independência. A outra unidade é a Unintegra Terapias Especiais – Torre, que já está funcionando, mas que também será formalmente apresentada na terça-feira. As inaugurações integram as ações que estão sendo organizadas este mês pelas entidades médicas paraibanas para comemorar o Dia do Médico, celebrado no dia 18 de outubro.

Equipe e estrutura

As duas unidades da Unintegra contam com equipes especializadas para proporcionar as melhores práticas para o desenvolvimento e acompanhamento dos pacientes, de acordo com suas necessidades. Todos os profissionais responsáveis pelas práticas terapêuticas têm especialização no método ABA e outras terapias complementares relacionadas ao atendimento do público-alvo.

Já a estrutura física inclui diferenciais como parquinho, sala de acolhimento para os pais e familiares, espaço para atividades de vida diárias (AVDs), ginásios para fisioterapia e terapia ocupacional e um centro nutricional para atendimento infantil.

Atendimento humanizado

A gestora do programa de Terapias Especiais da Unimed JP e responsável pelas unidades Unintegra, Fátima Oliveira, explicou que a criação das clínicas surgiu da necessidade de oferecer um atendimento mais humanizado, qualificado e especializado. “É um modelo em que a gente sabe o que está entregando ao cliente, garantindo qualidade assistencial com as nossas terapias”, disse.

Ela explicou que os serviços oferecidos nas novas unidades focam em três eixos: no paciente, que terá seu diagnóstico e protocolo de terapia individualizados; na família, que deverá participar ativamente do acompanhamento do paciente; e na equipe de profissionais, que é preparada e tem habilidades técnicas específicas para proporcionar o melhor atendimento aos pacientes. “Nossa proposta é desenvolver habilidades e fortalecer vínculos, oferecendo suporte, cuidado e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, disse a gestora.

Os familiares e profissionais também receberão atenção especial. Para tanto, serão desenvolvidos programas voltados para incentivar o cuidado emocional e fortalecer ou desenvolver a espiritualidade. Além disso, também faz parte da proposta das clínicas, no futuro, implementar um programa de inclusão, que capacite os clientes para o mercado de trabalho.

Expansão da rede

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, destacou que a Unintegra faz parte do projeto de expansão da rede própria da Unimed João Pessoa, que conta atualmente com uma carteira de mais de 172 mil clientes. Ele reforçou a alta capacitação dos profissionais dos novos serviços e que eles seguem protocolos cientificamente reconhecidos para essa assistência especializada, o que garante uma melhor evolução dos pacientes. Ele também lembrou que, além da Unintegra, o plano de saúde conta com uma ampla rede credenciada para terapias especiais.

O presidente explicou ainda que, com a expansão da rede, a Unimed João Pessoa facilita o acesso dos clientes ao atendimento. Por isso, as novas unidades vêm sendo abertas em diferentes pontos da cidade. “Tudo o que a gente está fazendo é com base em georreferenciamento para facilitar o acesso dos clientes aos serviços. Para onde ele olhar, verá a Unimed João Pessoa”, declarou.

Unintegra

A Unintegra Praça da Independência é exclusiva para crianças e adolescentes diagnosticados com TEA. O local tem capacidade para 700 pacientes e está localizado na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 121, no bairro de Tambiá.

Já em funcionamento, a Unintegra Torre atende a um perfil mais abrangente de clientes com síndromes e patologias do neurodesenvolvimento. Além de TEA, por exemplo, também são atendidas pessoas com Síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador Opositor (TOD. Essa unidade tem capacidade para 350 clientes e está localizada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 170.

Equipe multidisciplinar

Nas unidades da Unintegra, o paciente passa por avaliações multiprofissionais para o desenvolvimento de protocolos individualizados, observando a criança como um todo, o que resulta em uma melhor evolução. As condutas são comunicadas de forma clara e transparente com as famílias, aumentando o vínculo com os profissionais.

A equipe multidisciplinar é formada pelos seguintes profissionais:

  • Neuropediatria
  • Nutrição
  • Fisioterapia
  • Terapia Ocupacional
  • Fonoaudiologia
  • Psicopedagogia
  • Psicologia
  • Psicomotricidade
  • Musicoterapia
  • Neuropsicologia

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Mutirão de cirurgias às vésperas da Eleição deixa, pelo menos, oito pacientes sem olho no Rio Grande do Norte

2

Saúde

João Pessoa zera filas de cirurgias de próstata, vasculares e laqueaduras; Saúde busca população com procedimentos atrasados

3

Saúde

Nova variante do vírus Sars-CoV-2 é identificada em três estados do Brasil

4

Saúde

Sedentarismo provoca riscos à saúde e deve ser combatido com prática regular de exercícios físicos

5

Saúde

Seis transplantados testam positivo para HIV após receberem órgão infectado: ‘Situação sem precedentes’