Paróquias de Nossa Senhora da Aparecida em João Pessoa fazem carreata, procissões e missas em homenagem à padroeira do Brasil

Capital paraibana tem quatro paróquias dedicadas a padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Aparecida.

Paróquias de Nossa Senhora da Aparecida em João Pessoa fazem carreata, procissões e missas em homenagem à padroeira do Brasil

Paróquias de Nossa Senhora da Aparecida em João Pessoa fazem carreata, procissões e missas em homenagem à padroeira do Brasil

No dia 12 de outubro, a Igreja Católica em todo o Brasil celebra com grande devoção a festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Na Arquidiocese da Paraíba, as comemorações ganham ainda mais relevância, com quatro paróquias dedicadas à Santa localizadas em João Pessoa. Uma está localizada no bairro 13 de Maio, outra no Colinas do Sul, uma no Valentina Figueiredo e a última no Cristo Redentor.
As festividades nas paróquias refletem a profunda devoção dos fiéis à Padroeira, que é celebrada com novenários, missas e procissões. Para os devotos, esse é um momento de intensa espiritualidade e conexão com a fé, onde se renova a confiança na intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
As paróquias de Nossa Senhora da Aparecida em João Pessoa fazem carreata, procissões e missas em homenagem à padroeira do Brasil.

Programação nas Paróquias

1.Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Valentina Figueiredo

Rua Mariângela Lucena Peixoto s/n
12 de outubro (sábado)
  • 6h30: Ofício da Imaculada Conceição
  • 7h: Santa Missa
  • 9h30: Santa Missa
  • 11h: Festa das Crianças
  • 16h30: Procissão (Saída da Matriz de Aparecida)
  • 17h30: Missa de Encerramento

2. Paróquia Nossa Senhora Aparecida – 13 de Maio

Rua Carteiro Francisco Marques, 00
12 de outubro (sábado)
  • 7h: Carreata
  • 9h: Santa Missa
  • 16h: Procissão seguida de Missa

3. Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cristo Redentor

Rua Horácio Trajano de Oliveira, 630
12 de outubro (sábado)
  • 17h: Procissão (Saída da Capela Nossa Senhora das Graças)
  • Missa na Matriz após a procissão

4. Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Colinas do Sul

Rua Prefeito Severino Alves da Silveira s/n
12 de outubro (sábado)
  • 16h: Procissão (Saída da Capela Conceição)
  • Missa na Matriz
Em todo o território da Arquidiocese da Paraíba, várias capelas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida também estão se preparando para celebrar a padroeira do Brasil com uma programação especial. Essas comunidades promoverão missas, novenas, procissões e momentos de oração, unindo os fiéis em devoção e agradecimento à Mãe Aparecida.
A festa de Nossa Senhora Aparecida é um marco no calendário religioso brasileiro, e as celebrações na Arquidiocese da Paraíba são um testemunho do amor e da fé do povo paraibano por sua Padroeira. Neste dia, os fiéis se unem em oração, agradecendo pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida em suas vidas, pedindo suas bênçãos e proteção para as famílias e para o Brasil.
Que a Padroeira do Brasil continue a guiar e fortalecer a fé de seus devotos, inspirando a todos a vivenciar com amor e esperança o caminho da fé cristã.

Nossa Senhora Aparecida: A História da Padroeira do Brasil

A devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, remonta a um episódio ocorrido em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul. Na ocasião, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram incumbidos de uma pescaria.
Após várias tentativas frustradas, os pescadores fizeram uma oração pedindo a intercessão da Mãe de Deus para que conseguissem realizar a pesca. Ao lançar a rede no rio, João Alves trouxe à tona o corpo de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, encontrou a cabeça, que se encaixava perfeitamente no corpo. A partir daquele momento, a pesca se tornou abundante, a ponto de os homens temerem que a canoa virasse de tanto peixe.
Emocionados com o ocorrido, os pescadores entenderam o fato como um sinal divino e levaram a imagem para casa. Filipe Pedroso, o mais velho do grupo, guardou a imagem em um altar improvisado em sua residência, onde, durante 15 anos, as famílias da região se reuniram para rezar e render graças à Nossa Senhora. A devoção cresceu tanto que a imagem foi transferida para uma pequena capela, e, em 1745, a santa foi transportada para um local maior devido ao número crescente de fiéis.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

A consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil foi um marco na história do catolicismo no país. Em 1929, durante o Congresso Mariano, os bispos brasileiros pediram ao Papa Pio XI que a proclamasse oficialmente padroeira da nação. O pedido foi aceito, e o decreto foi assinado em 16 de julho de 1930. A proclamação oficial aconteceu no Rio de Janeiro, em 31 de maio de 1931, reunindo cerca de um milhão de devotos em uma celebração histórica.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida atravessa séculos, sendo um símbolo de fé e esperança para milhões de brasileiros. Até hoje, sua imagem é reverenciada no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, um dos maiores centros de peregrinação do mundo.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Terminam hoje inscrições para o concurso da PB Saúde, com mais de 4 mil vagas e salários até R$ 12 mil

2

Paraíba

Duas pessoas são internadas em estado grave em Campina Grande após serem atacadas por abelhas

3

Paraíba

Prefeito transfere Dia do Servidor Público e Campina Grande terá feriadão de amanhã até segunda-feira

4

Paraíba

João Azevedo entrega mais R$ 246 milhões em obras na comemoração 160 anos de Campina Grande

5

Paraíba

Juiz Onaldo Queiroga é eleito desembargador no TJPB e toma posse nesta quinta-feira