Mais votado para a Câmara Municipal de João Pessoa nas Eleições 2024, o vereador Guga Pet negou fazer ‘marketing’ com a defesa dos animais e explicou a atenção que dá à causa. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (9), ele apontou que outros políticos não tiveram a coragem de fazer algo pela pauta.
Guga Pet, antes conhecido como Guga de Jaguaribe, teve 1.836 votos e ficou apenas como suplente. Já em 2020, ele foi eleito com 4.389 votos e, neste ano de 2024, alcançou a maior votação entre os candidatos a vereador de João Pessoa, com 10.320 votos, e foi, então, reeleito.
Guga Pet explicou que observava animais em situação de rua, a caminho da escola, e costumava levá-los para casa para cuidar. Desde então, se envolveu com a causa. “Meu maior sonho era poder estar na Câmara de João Pessoa para defender essa causa porque eu entendia e via, na história de João Pessoa, que não tinha nenhum vereador que tivesse a coragem de abraçar essa causa de verdade, que pudesse fazer algo, de fato, pela cidade de João Pessoa”, declarou ao Arapuan Verdade, como acompanhou o ClickPB.
Questionado sobre as acusações de fazer marketing com a causa animal, Guga Pet rebateu e pontuou ações que considerava necessárias e ainda não tinham sido feitas na cidade por outros políticos.
“Primeiramente, essas pessoas que disseram que era marketing tiveram a oportunidade de fazer algo pela cidade de João Pessoa. Desde 2006 que a gente como ativista clamava várias ações como o ‘Castramóvel’. Por que não veio antes do meu mandato? Por que não fizeram? Por que não abraçaram e não foram a Brasília catar recursos para trazer o ‘Castramóvel’? Por que não colocaram uma diretoria do bem-estar animal? Por que não trouxeram antes a Clínica Pet? Por que não trouxeram algo para os protetores independentes?”, argumentou Guga.
O vereador disse, ainda, que destina recursos para ajudar os protetores independentes.
“Os protetores saem no sol e na chuva para alimentar os animais de rua sem ter recurso nenhum. Fui o vereador que mais destinou emenda na história do Nordeste para a causa animal. Colocamos R$ 360 mil para o banco de ração. Entregamos mais de 20 toneladas de ração para os protetores independentes. Temos três ‘carros Pet’ com recursos próprios do vereador Guga pegando os tutores em casa para levar para hospital, para a clínica e para a castração”, relatou o vereador.
Guga também descreveu os resgates de animais que já realizou.
“Fizemos mais de 200 resgates em casos de zoofilia, de animais comendo fezes e bebendo urina, esqueléticos. Então contra fatos não há argumentos. E isso não foi feito para ter voto. A gente fez porque ama os animais. Até porque, em 2020, eu nem fui eleito pela causa animal. Eu entrei na Câmara de João Pessoa sem a causa animal com 4.389 votos. Mas nem por isso deixei de trabalhar, nem por isso deixei de dar ao meu mandato a responsabilidade de correr atrás de políticas públicas pela causa animal”, disse o vereador.
Saiba mais