Escolas, Universidades e outras Instituições de Ensino que vão ser utilizadas como locais de votação no pleito de 2024 começaram a ter a rotina alterada com a cessão dos espaços para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Como observou o ClickPB, a maioria dos 1.825 locais de votação nas eleições 2024 na Paraíba é formada por instituições de ensino.
No caso das Escolas estaduais, de acordo com a assessoria da Secretaria de Educação da Paraíba, o processo de entrega teve início na terça-feira (1) e ontem (3) a maioria das escolas utilizadas pela Justiça Eleitoral já estava sob responsabilidade das respectivas Zonas Eleitorais. Na próxima segunda-feira (7) as aulas retornam normalmente.
Em relação a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um dos centros utilizados como local de votação é o CCAE, no Litoral Norte. A unidade Mamanguape está com os prédios cedidos à Justiça Eleitoral, com isso as aulas estão suspensas a partir desta quinta-feira (03) e devem retornar na segunda-feira (7), com o encerramento do pleito. Até o fechamento da matéria, o ClickPB não obteve retorno da UFPB sobre o funcionamento nos demais campi.
Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o bloco B do campus I será usado como local de votação. O ClickPB apurou junto à assessoria de comunicação da instituição que, a partir de amanhã, o local deverá ser isolado. Já outros setores, como os laboratórios, podem funcionar. A abertura fica a critério das coordenações de curso.
Os campi de Patos e Cajazeiras também serão utilizados como locais de votação e estão com a rotina de aulas alterada. Já em Pombal o uso de salas pela Justiça Eleitoral será apenas na central de aulas 2. Em Sousa, será utilizada apenas a unidade 1 (centro) como local de votação.
Eleitorado na Paraíba
De acordo com dados da Justiça Eleitoral, a Paraíba tem 3.225.312 eleitores aptos a votar no pleito deste ano.
A maioria do eleitorado apto é do sexo feminino: são 1.696.849 pessoas (53%).
Já o eleitorado masculino tem 1.528.463 (47%).
Consultar local de votação
Para consultar seu local de votação, você pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral. Por lá, também é possível ver a sua situação eleitoral. CLIQUE AQUI PARA CONFERIR.