Segurança

Sete municípios da Paraíba solicitam reforço de tropas federais para Eleições; três já receberam autorização do TSE

O pedido de envio de tropas federais para Itabaiana, Paulista, Pombal e São Bento devem entrar na pauta do TSE nesta terça-feira (1º).

Exército, TRE-PB, Cabedelo, Bayeux, Tropas federais

Imagem ilustrativa (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ao todo, sete municípios da Paraíba solicitaram envio de tropas federais para reforço na segurança durante as Eleições Municipais de 2024. O primeiro turno acontece neste domingo, 6 de setembro.

Como visto pelo ClickPB, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou o envio de tropas federais para três municípios paraibanos: Bayeux, Cabedelo e Fagundes. Decisão foi votada e aprovada, por unanimidade, pelos ministros da Corte na sessão administrativa realizada no dia 24 de setembro.

Em Cabedelo e Bayeux, a solicitação pelas tropas federais foram justificadas pela presença e atuação de facções criminosas nas proximidades dos locais de votação. Em Fagundes, a justificativa foi para o acirrado cenário político, com possibilidade de enfrentamento entre militâncias, com agressões físicas e verbais.

Outros quatro municípios também solicitaram o reforço de tropas federais e tiveram o pedido aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Em Itabaiana, a solicitação foi acatada por todos os membros da Corte sob o argumento de presença de pessoas com envolvimento em grupos criminosos na disputa por cargos na Câmara Municipal.

Já no município de Pombal, o pedido aconteceu em razão da interferência de pessoas ligadas a organizações criminosas na livre escolha do eleitor em determinadas áreas do município.

Nas cidades de São Bento e Paulista, a justificativa foi a atuação de pessoas ligadas a grupos políticos locais comprando votos e ameaçando eleitores que não apoiam seus candidatos.

Após aprovação do TRE-PB, os pedidos de envio de tropas federais para os municípios de Itabaiana, Paulista Pombal e São Bento serão enviadas para decisão final do TSE.

Os pedidos dos quatros municípios devem entrar na pauta da sessão administrativa para votação dos ministros da Corte do TSE nesta terça-feira (1º).

Leia mais no ClickPB:

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Contagem regressiva: nenhum eleitor pode ser preso a partir de hoje

2

Eleições

Faltando cinco dias para Eleições, ‘Pardal’ já recebeu mais de 700 denúncias de irregularidades na Paraíba

3

Eleições

Juíza proíbe comícios, carreatas e quaisquer ato de campanha em Soledade na véspera da Eleição

4

Eleições

Juíza manda apreender fusca laranja por uso indevido para propaganda eleitoral em Sumé; candidatos e coligação são multados

5

Eleições

Juíza proíbe veiculação de propaganda de candidato a prefeito de Campina Grande por falta de intérprete de libras