O Festival Aruanda de Audiovisual Brasileiro, que acontece de 1º a 7 de setembro em João Pessoa, encerra as inscrições de curta-metragens nesta quarta-feira (27).
Podem ser inscritas produções de até 15 minutos de duração, de forma gratuita, no site do festival. A seleção é válida para produções finalizadas entre maio de 2021 e junho de 2022. Podem ser inscritos dois trabalhos em cada categoria por realizador.
Homenageados
Segundo o professor da UFPB e produtor executivo do festival, Lúcio Vilar, essa edição terá um caráter de “revisão histórica” muito importante, com homenagem que será feita ao jornalista, poeta, crítico e cineasta paraibano Jurandir Moura, morto prematuramente em 1980, aos 40 anos.
Também será prestada reverência póstuma ao professor da UFPB, cineasta e encenador teatral Eliezer Rolim, que faleceu em fevereiro, vítima de complicações da Covid-19. Outros homenageados de renome nacional deverão ser anunciados no mês de maio, logo que sejam confirmados pela organização do festival.
Juntamente ao jornalista e crítico Marcus Mello e à diretora e curadora Camila de Moraes, Amilton Pinheiro, curador e diretor artístico do festival, ressalta a expectativa para esta edição do festival.
“Tivemos dois anos de pandemia que atravessaram não somente a produção de curtas como algumas de suas temáticas propostas. Esperamos que este ano aumentem o número de curtas feitos e, consequentemente, de inscritos no festival, assim como novas concepções e temas abordados”, destaca o coordenador do comitê de seleção.
17º Festival Aruanda
O 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro acontece de 1 a 7 de dezembro de 2022, no Cinépolis do Manaíra Shopping. O evento é realizado pela Bolandeira Arte & Films, em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras, com patrocínio da Energisa/Usina Cultural, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), PBGás e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).