A partir desta sexta-feira (29), a cidade de João Pessoa terá a frequência do 5G puro (standalone) liberada para as operadoras de telecomunicações. Desde que a a informação foi divulgada na última segunda-feira (25) vem causando bastante expectativa nos usuários de telefonia celular na cidade.
- Secretário de Tecnologia de João Pessoa explica que 5G não representa risco para a aviação, mas pode apresentar problema para quem tem antenas parabólicas
- 5G chega a João Pessoa nesta sexta-feira, mas apenas 67 modelos de celular conseguem suportar a tecnologia; saiba quais são
- João Pessoa recebe 5G puro na próxima sexta-feira
Infelizmente, de acordo com explicação do secretário de Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, inicialmente nem todos vão se beneficiar com essa tecnologia, já que é necessário ter um aparelho celular compatível com a tecnologia. “Só vai perceber a melhora na velocidade quem tem os parelhos compatíveis. Quem tiver esses aparelhos pode perceber uma melhora de até 100% na velocidade de transmissão”, alertou.
Além de João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte também recebem a frequência no mesmo dia. Com a liberação, as teles devem iniciar as vendas já na própria sexta-feira, assim como ocorreu em Brasília.
Há uma ressalva ainda em relação as antenas parabólicas analógicas. “As parabólicas mais antigas ocupavam a mesma faixa que agora será utilizada pelo 5G. Foi feito todo um trabalho para evitar complicações, mas quem tiver problemas, basta procurar a Anatel”, explicou.