Na manhã desta quarta-feira (18), usuários brasileiros relataram volta do acesso ao X, antigo Twitter. A rede social está suspensa no Brasil desde 30 de agosto após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Como visto pelo ClickPB, muitos brasileiros que usam a rede social com frequência relataram conseguira acessar o aplicativo na manhã desta quarta-feira (18). A frase “O twitter voltou” se tornou o assunto mais comentado da rede social, no Brasil e no mundo.
O ClickPB também verificou, que o acesso só está sendo possível pelo aplicativo através de smartphones. A versão web do X continua suspensa e não é possível carregar a página.
No dia 12 de setembro, Alexandre de Moraes determinou a transferência de R$ 18,35 milhões em contas da rede social X e da empresa Starlink Brazil para os cofres da União. O valor será usado para quitar as multas aplicadas pela Justiça contra o X.
Até o momento, não há confirmação da liberação do X pela Justiça ou pelo ministro Alexandre de Moraes.
Bloqueio do X
Alexandre de Moraes tomou a decisão após a empresa não obedecer a uma ordem do ministro de instituir um representante legal no país. O ministro também havia ordenado que o X pagasse multas pendentes, que foram aplicadas diante da desobediência da rede em tirar do ar perfis que, de acordo com a Justiça, infringiram a lei ao disseminar informações falsas e ataques contra as instituições democráticas.
O X fechou o escritório no Brasil no dia 17 de agosto, alegando que Moraes ameaçou prender a então representante legal da empresa no país (entenda mais abaixo). A empresa vem desobedecendo determinações da Justiça de tirar do ar perfis com conteúdo golpista ou de ataque às instituições.
Leia mais: