Ari Reis

Secretário diz que distribuição de medicamentos à base de canabidiol deve ser regularizada na Paraíba em outubro

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (17), o secretário informou que a pasta busca regularizar a demanda por medicamentos no CEDMEX até a primeira quinzena de outubro.

maconha, canabidiol

Canabidiol já é usado em tratamentos de saúde na Paraíba e no Brasil. - Foto: Pixabay/Ilustrativa

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, falou sobre a compra de medicamentos à base de canabidiol para distribuição a pacientes na Paraíba. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (17), o secretário informou que a pasta busca regularizar a demanda por medicamentos no CEDMEX até a primeira quinzena de outubro.

“Esses medicamentos estão em pauta. Isso é um problema nacional de produção, mas estamos empenhados em adquirir. E já compramos a maior parte e garanto que, até a primeira quinzena do mês de outubro, todos os medicamentos do CEDMEX estarão com sua distribuição regularizada e voltando à normalidade atendendo aos nossos pacientes”, declarou o secretário, como verificou o ClickPB.

CEDMEX

O secretário Ari Reis explicou sobre a lista de medicamentos distribuídos pelo CEDMEX e que há um cenário com inúmeras variáveis nessa distribuição.

“Existe uma lista nacional de medicamentos reconhecidos e distribuidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa lista nacional o Governo Federal autoriza os estados e municípios, e até o próprio Ministério da Saúde, a comprar e distribuir. Essa lista é pública e encontra-se no site da Secretaria de Estado da Saúde para qualquer um consultar, o saude.pb.gov.br, lá no final da página você a aba ‘assistência farmacêutica‘ e lá tem a lista nacional e, de maneira mais importante, tem a lista estadual”, disse Ari Reis.

O secretário explicou que a lista estadual tem “alguns medicamentos que nós notamos a frequência, que tem demanda aqui no estado, que o governador decidiu criar essa lista estadual. Então todos esses fazem parte do componente distribuído pelo CEDMEX.”

Há, ainda, a demanda por medicamentos de alto custo. O secretário relatou que essa distribuição é atendida por demanda judicial. “A outra parte são aqueles pacientes de medicamentos de alto custo, oncológicos, que não fazem parte dessas outras listas, e que a demanda não é tão alta, mas que a Justiça ordena e, através de processo, nós recebemos a demanda para comprar aquele medicamento. E aí a compra daquele medicamento nasce conforme a demanda. Então é um cenário com inúmeras variáveis a distribuição dos medicamentos.”

Saiba mais

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Procedimento raro: feto recebe transfusão de sangue antes do nascimento na Paraíba

2

Saúde

Menino de dois anos é o mais novo doador de órgãos da Paraíba; estado já registrou mais de 40 doações em 2024

3

Saúde

Acelerador Linear que será instalado em Patos é o primeiro 100% SUS da Paraíba para realização de radioterapia, afirma Ari Reis

4

Saúde

Mexa-se por uma vida mais longa e feliz: exercícios físicos são a chave da longevidade

5

Saúde

Colégio AZ, em João Pessoa, é autuado e multado em R$ 33,8 mil por poluição com riscos de danos à saúde humana