João Pessoa

VÍDEO: Moradores do bairro de Miramar denunciam “onda” de roubos de hidrômetros

Moradores do bairro de Miramar, em João Pessoa, têm se deparado com uma triste situação já há algum tempo. Os hidrômetros instalados nas residências têm sido roubados durante as noites ou madrugadas, como apurou o ClickPB. Para efetuar o roubo, os vândalos quebram a parede ou calçada onde está instalado o aparelho e o levam inteiro, deixando um rastro de destruição.

Um morador da região denunciou a situação ao ClickPB nesta sexta-feira (06) e relatou que os furtos são frequentes mas foi notada uma intensificação desde o dia 1º de setembro. O morador preferiu não se identificar, mas declarou que “o engraçado é que a cada dia, mais pessoas ao acordar, estão relatando o mesmo acontecido. Cada dia são casas diferentes. Pelo tempo mesmo de protocolo, não está dando nem tempo consertar as pessoas do dia anterior”.

Um vídeo registrado por câmeras de segurança, que o ClickPB teve acesso, flagra toda a ação de roubo de um hidrômetro feita por apenas um homem. A ação dura menos de cinco minutos, contando da chegada do indivíduo até a sua saída, já com o material do roubo em mãos.

Ao ClickPB, o morador do bairro lamenta a situação e diz que “o transtorno particular é grande. Porque cada um vive numa realidade diferente. Existem casas que são moradias de várias famílias. O bairro é predominantemente habitado por pessoas muito idosas”.

Estrago provocado após roubo de um hidrômetro no bairro de Miramar
Estrago provocado após roubo de um hidrômetro no bairro de Miramar

O hidrômetro é instalado, geralmente, do lado de fora das residências para facilitar a leitura do consumo de água. No entanto, isso facilita a ação dos ladrões e torna o equipamento um alvo fácil para o vandalismo.

A orientação é de que os consumidores que tenham o equipamento roubado prestem queixa junto à polícia e registrem Boletim de Ocorrência. Com o Boletim de Ocorrência, a instalação de um novo hidrômetro é feita de forma gratuita pela Cagepa. Já quem prefere fazer o serviço por conta própria e não quer esperar, desembolsa cerca de R$ 800. O fornecimento de água e conserto do dano acontece, geralmente, em um período de três a quatro dias após o pedido de providências.

 

Leia mais no ClickPB: