shows

Grupo Instrumental Marimbanda lança turnê pela Paraíba e Ceará com o novo projeto “Lindo Sol”

Como política afirmativa da Marimbanda, antes do início das apresentações, o grupo receberá pessoas com deficiência para uma troca de ideias sobre a banda e os instrumentos.

marimbanda, turnê, paraíba

Foto: divulgação / assessoria

O grupo instrumental Marimbanda, que completa 25 anos de trajetória, traz à tona um novo projeto, “Lindo Sol”, e embarca em uma turnê que passará pela Paraíba e pelo Ceará entre agosto e setembro.

Este novo projeto, intitulado “Lindo Sol”, apresenta sete composições inéditas do seu fundador, o baterista Luizinho Duarte, e arranjos do pianista Thiago Almeida. “Lindo Sol” é uma realização do Governo Federal “União e Reconstrução”, por meio do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, e tem patrocínio do Banco do Nordeste. A produção é de Lumah e R.P Produções Culturais.

A agenda de shows, todos com acesso gratuito, tem início no município de Sousa, na Paraíba, no dia 29 de agosto, às 19h; segue para Juazeiro do Norte, no Ceará, no dia 31 do mesmo mês, às 18h30; e finaliza na capital alencarina no dia 20 de setembro, às 19h.

Como política afirmativa da Marimbanda, antes do início das apresentações, o grupo receberá pessoas com deficiência para uma troca de ideias sobre a banda e os instrumentos. Na ocasião, as pessoas interessadas também poderão conhecer o palco e um pouco dos bastidores do show.

Serão realizadas ainda três oficinas cujo foco será a prática e a criação, e a improvisação musical. O grupo abordará os ritmos que fazem parte do seu repertório, como o baião, o maracatu, o frevo, o xote, o choro e o samba. As oficinas serão realizadas nos municípios de Sousa (PB), no dia 30 de agosto, às 9h; no Crato (CE), no dia 31 de agosto, às 10h; e em Fortaleza, no dia 21 de setembro, às 9h.

Destinada a estudantes de música e músicos profissionais, serão oferecidas até 20 vagas por oficina e a inscrição será realizada por ordem de chegada e gratuitamente. Os encontros com os músicos da Marimbanda terão duração de 120 minutos.

Lindo Sol

O álbum será lançado no mês de setembro e inclui as composições inéditas: “No Forró do Barro Seco”; o baião “Lago das Pedras”; “Um Samba Louco”; os funks “Lindo Sol” e “Em Tuas Mãos”; “O Samba na Escola”; e “Abracadabra 2”, este último uma colaboração entre Luizinho Duarte e Thiago Almeida.

Os arranjos de Thiago Almeida e a performance do grupo apresenta em “Lindo Sol” um trabalho coletivo onde a liberdade de criação é possível nas interações musicais do grupo, que é composto por: Heriberto Porto, nas flautas; Thiago Almeida, no piano e arranjos; Netinho de Sá, no baixo elétrico; e Michael da Silva, na bateria.

“Lindo Sol” é a estreia em disco dos novos integrantes da Marimbanda: Netinho de Sá, baixista de pulso firme, que entrou em 2024 no lugar de Pedro Façanha; e Michael da Silva, baterista fenomenal e discípulo de Luizinho Duarte. Michael toca a bateria de forma inusitada: com as mãos, de forma percussiva (sem se privar das baquetas).

Luizinho Duarte

Luizinho Duarte (1954-2022) foi muito mais que um músico talentoso, foi o coração e a alma da Marimbanda, foi o fundador do grupo, baterista e principal compositor.

Com uma dedicação de cinco décadas à música, Luizinho se destacou não apenas como um exímio instrumentista, mas também como um respeitado intérprete, arranjador e professor de música.

Trabalhou com vários cantores do Ceará, como Calé Alencar, Amelinha, Cesar Barreto, Fagner e Ednardo. Suas composições foram gravadas por músicos de destaque, como Adriano Giffoni, Roberto Marques e a Spok Frevo Orquestra.

Além disso, têm canções – muitas ainda inéditas- em parceria com diversos compositores, como Rogério Franco, Paulo Araújo, Jon Soarez, Eason Nascimento, Dalton Moura, Richell Martins, entre muitos.

Para Luizinho, as composições surgiam de forma inesperada e suas inspirações provinham do cotidiano, das relações afetivas e da rica poesia presente no cotidiano. Capturava a essência da música brasileira em sua diversidade, especialmente a música do Nordeste.

Seu legado inclui um vasto acervo de mais de 500 composições, em sua maioria inéditas; um tesouro cultural que a Marimbanda se compromete a preservar e difundir.

No site da Marimbanda, foi criado um espaço para as pesquisas e produções acadêmicas sobre Luizinho e sua música, além de ser disponibilizado partituras gravadas pelo quarteto.

A Marimbanda

Com os três álbuns anteriores, Marimbanda (2001), Tente descobrir (2005) e Caminhar (2020), o quarteto se estabeleceu como referência na música instrumental brasileira, destacando-se por trazer uma identidade própria e pela maestria técnica de seus integrantes.

Conquistou repercussão nacional desde o “4° Prêmio Visa – MPB Instrumental” (SP), em 2000; o “Circuito Sesc Instrumental Paulista”, em 2004; o show na “Sala Funarte Sidney Miller” (RJ), em 2001; e o “Circuito Cultural Banco do Brasil”, em 2008; entre outros.

Realizou elogiadas turnês na França e na Bélgica. Em 2017, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste, por meio da Lei Rouanet, a Marimbanda embarcou em uma turnê nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Destacam-se também projetos como o show “Universo Brasil”, em parceria com o músico carioca Carlos Malta que estreou no Espaço Cultural do BNDES no Rio de Janeiro (2018); e o Projeto “Epifania Kariri”, com os Irmãos Aniceto, e Carlos Malta, selecionado pelo Rumos/Itaú Cultural (2017/2018) que culminou no DVD do espetáculo, um verdadeiro tributo à cultura nordestina, e seu lançamento no prestigiado Auditório Ibirapuera em São Paulo (2019).

Por assessoria

Leia também

Quatro pessoas são condenadas após organizar ‘call center’ para aplicar golpes contra aposentados em João Pessoa

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Manaíra e Mangabeira Shopping têm ‘parque da Galinha Pintadinha’, espetáculo infantil e festival durante as férias de janeiro

2

Cultura

Cangaço Novo: Executivos da Prime Video desejam que série gravada na Paraíba tenha mais temporadas

3

Cultura

Exposição gratuita ‘Entre Telas’ está em cartaz no Museu de Arte Popular da Paraíba neste mês de janeiro

4

Cultura

Solicitações para autorizar desfiles de blocos de carnaval 2025 podem ser feitas a partir desta segunda-feira em João Pessoa

5

Cultura

Funesc lança programação de férias em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras com vivências e apresentações artísticas