Investigação

PF investiga desembargadores e juízes por participação em suposto esquema de desvios de recursos de intuições e Banco do Nordeste

Os agentes investigam possíveis práticas de corrupção e lavagem de dinheiro. Durante o cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão, os policiais localizaram joias, carros, relógios de luxo — incluindo um Rolex — e notas em dólares, euros e reais.

PF investiga desembargadores e juízes por participação em suposto esquema de desvios de recursos de intuições e Banco do Nordeste

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (14) uma operação para apurar a existência de uma suposta organização criminosa que atuava dentro do TJMA (Tribunal de Justiça do Maranhão). Os agentes investigam possíveis práticas de corrupção e lavagem de dinheiro. Durante o cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão, os policiais localizaram joias, carros, relógios de luxo — incluindo um Rolex — e notas em dólares, euros e reais. Os valores e quantidade de bens apreendidos não foram informados. O TJMA esclarece que está colaborando com as investigações (veja a nota completa abaixo).

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (14) uma operação que visa apurar a existência de uma suposta organização criminosa que atuava dentro do TJMA (Tribunal de Justiça do Maranhão).

As determinações foram expedidas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que também autorizou outras medidas cautelares, como o afastamento de cargos públicos, sequestro e indisponibilidade de bens e o uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo as investigações, a organização criminosa é suspeita de manipular processos do Tribunal de Justiça do Maranhão com o intuito de obter vantagens financeiras. São investigados os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O que dizem os envolvidos
Os alvos da operação não foram divulgados, mas o TJMA confirmou que algumas determinações foram cumpridas na sede da Corte.

Veja a nota completa:

“O Tribunal de Justiça do Maranhão comunica que tem colaborado com a ‘Operação 18 Minutos’, realizada pela Polícia Federal, cumprindo determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na manhã desta quarta-feira (14/08), em algumas unidades do prédio-sede do TJMA e do Fórum de São Luís.

Com fundamento nos princípios da transparência e da governança, o TJMA atende à determinação do STJ, que expediu mandados de busca e apreensão para a realização da operação pela PF.”

 

R7

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Corregedoria investiga viatura da PMDF em garagem de motel

2

Brasil

Desembargadores são investigados por venda de sentenças em pelo menos quatro estados

3

Brasil

MP pede ao TCU para avaliar consequências do bloqueio do ‘X’ aos brasileiros

4

Brasil

1ª Turma do STF tem maioria e mantém bloqueio do X no Brasil

5

Brasil

Datena denuncia Marçal por venda de produtos vetada na Lei Eleitoral