Chance

Professor aposta em leis específicas para revisão na reta final do CNU; confira quais são

De acordo com o professor, existe uma especificidade nesse certame devido a série de blocos e conteúdos diferentes.

Inscrições, Concurso, Certame, Paraíba, Seleção, Concurso, Vagas

Imagem ilustrativa (Foto: Marcos Santos/USP imagens)

Na reta final do maior concurso da história do país, o professor Emmanuel Chacon, em entrevista ao ClickPB, nesta quinta-feira (2) reforçou sua aposta em leis específicas para os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU), que acontece próximo domingo (18).

De acordo com ele, existe uma especificidade nesse certame devido a série de blocos e conteúdos diferentes. Na área em que ele atua, como professor e especialista em Direito Administrativo, Chacon aposta em questões sobre leis do servidor público e improbidade administrativa.

“Agentes Públicos e o Regime Jurídico Único como versa a lei 8.112, é um assunto que cai muito, assim como é a lei trabalhista do servidor público que tem relação prática com quem vai trabalhar no setor público. Além disso, temos matérias recorrentes como organização administrativa, que tem tudo haver com o poder executivo que é o poder que realiza esse concurso e outros temas são responsabilização de servidor e da própria administração, a exemplo da lei 8.429 de improbidade administrativa, além da lei responsabilidade civil do estado”, destacou o especialista.

Segundo Chacon, para se dar bem nessa reta final é preciso levar em conta o perfil da banca que é a Cesgranrio, reforçar os conteúdos já vistos e priorizar revisões.

As provas do, também chamado de “Enem dos Concursos”, serão realizadas no próximo domingo, dia 18 de maio. São 2,14 milhões de inscritos, para 6.640 vagas, divididas em oito blocos temáticos.

O certamente foi organizado em blocos, entre eles, o bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública) tem o maior número de vagas entre os que exigem nível superior: 429 mil. Mas é no bloco 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) a maior concorrência entre os que exigem diploma universitário: 346 candidatos por vaga. Já o bloco 8 (Nível Intermediário) tem mais de 1.000 concorrentes por vaga.

“Importante que o aluno conheça os assuntos mais cobrados dentro dos conhecimentos gerais e específicos, para que, assim, possa ter uma noção mais ampla dos assuntos que permita atingir o nível de corte. O foco maior também deve ser nas matérias de conhecimentos específicos, que possuem maior quantidade de questões e maior peso na pontuação geral. Daí a importância de estabelecer os assuntos mais recorrentes nas provas da banca. Se o aluno ainda não fez isso, ainda dá tempo de pesquisar, através de sites de questões de concursos que ajudam com mecanismo de filtragem e busca de questões específicas da banca, de cada assunto”, avaliou em entrevista ao ClickPB.

Os candidatos aos cargos de nível superior farão, pela manhã, a mesma prova de conhecimentos gerais em todos os blocos temáticos. O conteúdo será Diversidade e inclusão na sociedade; Ética e integridade: Decreto 1.171/94; Princípios e valores éticos do serviço público; Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011); Políticas públicas: Processos de decisão; Monitoramento e avaliação; Gestão de projetos; Finanças públicas: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual; Estrutura de receitas e despesas do Estado brasileiro; Administração pública federal: Regime Jurídico Único; Agentes Públicos, lei federal n° 8.112; Desafios do Estado de Direito e Língua Portuguesa.

Já no Bloco 8, os candidatos farão, pela manhã, a prova de Língua Portuguesa e de Redação. E, à tarde, as provas de Matemática, Noções de Direito e Realidade Brasileira.

Horário das provas do Concurso Nacional Unificado:

Manhã

Abertura dos portões: 7h30min
Fechamento dos portões: 8h30min
Início das provas: 9h
Término das provas: 11h30

Tarde

Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início das provas: 14h30
Término das provas: 18h

Como serão as provas do CNU?

Blocos 1 a 7 (nível superior)

Manhã: 1 prova objetiva única com 20 questões e 1 questão dissertativa específica para cada bloco
Tarde: 1 prova objetiva diferente para cada bloco temático com 50 questões

Bloco 8 (nível intermediário)

Manhã: 1 prova objetiva com 20 questões e redação
Tarde: 1 prova objetiva com 40 questões

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Ministério Público da Paraíba recomenda anulação de retificação do edital do concurso de Santa Rita

2

Paraíba

Corpo de Bombeiros convoca 226 candidatos aprovados na análise documental para matrícula no Curso de Formação

3

Paraíba

Instituto Casa Azul comemora seis anos de atendimento a crianças e jovens com autismo no Brejo Paraibano

4

Paraíba

Polícia Militar da Paraíba convoca aprovados no concurso para pré-matricula no concurso de formação

5

Paraíba

Ponte das Três Ruas: Governo estima novo prazo para entrega da obra; saiba quando