Eleições 2024

População já pode denunciar crimes eleitorais através de disque denúncia do TSE

As denúncias de crimes podem ser feitas ao SOS Voto pelo telefone.

opulação já pode denunciar crimes eleitorais através de disque denúncia do TSE

opulação já pode denunciar crimes eleitorais através de disque denúncia do TSE

A população já pode denunciar crimes eleitorais através de disque denúncia do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).  O SOS Voto é o disque-denúncia do Tribunal, que foi criado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. A ferramenta pode ser acessada gratuitamente, em todas as regiões do país, por meio do número de telefone 1491. 

O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias. O atendimento é realizado por colaboradoras do TSE treinados para receber as denúncias de crimes.

O número 1491 foi criado para o TSE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que faz parte do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O disque-denúncia é ferramenta auxiliar do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que concentra os relatos de desinformação eleitoral e é acessado na internet.

O serviço recebe e encaminha as informações feitas por telefone. Além disso, orienta os cidadãos sobre como registrar suas denúncias diretamente pela internet, por meio do Siade. Se consideradas válidas, as denúncias dos crimes serão enviadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao tribunal regional eleitoral (TRE) ou à juíza ou ao juiz eleitoral responsável.

Crimes ou ilícitos eleitorais

O Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) é uma ferramenta que permite a qualquer pessoa o apontamento de fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral.

paraíba, indenização, consumidor
Crimes  podem ser denunciados pelo telefone

Uma vez recebidos, os alertas são processados por uma equipe interna, que avalia o enquadramento no escopo do programa e, em caso positivo, adiciona dados de contexto, como, por exemplo, matérias de checagem de fatos ou notas de esclarecimento oficiais que permitam evidenciar falsidades de conteúdo ou de contexto.

Na sequência, os alertas são enviados às plataformas digitais, para que avaliem a hipótese de violação de seus termos de uso, aplicando as medidas correspondentes.

Havendo a perspectiva de crimes ou ilícitos eleitorais de caráter administrativo, os alertas são também encaminhados às instâncias competentes.

Pardal – Denúncias eleitorais

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais – permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral no combate a crimes eleitorais.

As denúncia também pode ser feita através do aplicativo, disponível nas lojas do Google Play (Android) e App Store  (IOS)

.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Candidato aciona Justiça Eleitoral na Paraíba pedindo exclusividade no uso da cor amarela

2

Eleições

Paraíba já tem mais de 7 mil candidaturas registradas para Eleições 2024; prazo encerra quinta-feira

3

Eleições

Eleições: advogado alerta o que é proibido para candidatos e eleitores; multas podem chegar a 25 mil

4

Eleições

Nominando Diniz explica que portaria impedindo propaganda eleitoral dentro do TCE tem o objetivo de preservar imagem do órgão

5

Eleições

TCE-PB proíbe adesivos, santinhos e todo tipo de propaganda eleitoral nas dependências do Tribunal, inclusive em veículos